<body>

domingo, fevereiro 12, 2006

A INVEJA E O EGOÍSMO

COMPORTAMIENTO HUMANO

É inacreditável a vocação que têm algumas pessoas para a inveja e o egoísmo. É surpreendente o quanto o ser humano se habilita a investir um esforço para retrair os emergentes, que é muito maior do que o esforço despendido com a própria evolução.
Para minha supresa e de muitos, este conjunto de pessoas é maior do que o que se pensa.

Se tentas me denegrir, me humilhar, ou me diminuir com tuas palavras, atos e comportamento, é evidente que, o quanto conseguirás me atingir, nem de longe se compara ao quanto te tornarás vergonhoso e indigno. E mais do que isso, mostrarás o quanto o fantasma da minha existência te atormenta.

Se o meu sucesso te incomoda, apenas te mostras o quão vulnerável és. Se 'precisas' me ofender, te denuncias do quanto consideras-te a ti mesmo medíocre. A mesma energia que gastas me atirando pedras, eu gasto investindo no meu próprio crescimento.

É inútil tentares me convencer de qualquer que seja o argumento, porque de nada preciso ser convencido. Justificares-te é, portanto, uma mera perda de tempo. Fato é que a tua necessidade de convencimento é sintoma de uma grave enfermidade da consciência. E o travesseiro sempre termina por falar mais alto.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

OS DEZ MANDAMENTOS

POLÍTICA Y RELACIONAMIENTO HUMANO

OS DEZ MANDAMENTOS DA VIDA EM SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

I. Não darás importância àquele com quem não te simpatizas, pois este não é digno da tua atenção.

II. Não favorecerás àquele com quem não te simpatizas, pois este não é digno de teus favores.

III. Não darás ouvidos àquele com quem não te simpatizas, pois suas palavras são profanas.

IV. Não concordarás com as palavras daquele de quem não te simpatizas, pois de sua boca só emanam inverdades.

V. Não considerarás nem mesmo as irrefutáveis verdades proferidas por aquele com quem não te simpatizas, pois estas, quando raramente ocorrem, emergem de meios ilícitos.
(baseado no parágrafo 56º do artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988)

VI. Não elogiarás aquele com quem não te simpatizas, pois este não faz jus a teus elogios.

VII. Criticarás duramente os atos daquele com quem não te simpatizas, pois estes estão sempre muito distantes dos atos verdadeiramente corretos.

VIII. Jamais perdoarás as dívidas ou ofensas cometidas por aquele com quem não te simpatizas, pois este não é digno de perdão.

IX. Punirás com rigor aquele com quem não te simpatizas pelos seus erros, pois estes são inadmissíveis.

X. Julgarás aquele com quem não te simpatizas pelos atos de outrem, pois jamais restará dúvidas de que foi o primeiro o verdadeiramente responsável.