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sábado, julho 23, 2005

SUPERAQUECIMENTO

MECÁNICA Y AUTOMÓVILES




Se seu motor está superaquecendo, então:

1. Verifique se existe água suficiente (considere os níveis MIN e MAX). A falta de água diminui a troca de calor entre o motor e o circuito de arrefecimento, e pode provocar o superaquecimento do motor. Aproveite o capô aberto para também verificar o nível de óleo, pois o óleo do motor também contribui para a dissipação do calor.
Havendo falta de água, aproveite para verificar se existe algum vazamento de água por baixo do carro. Antes de pré-julgamento, lembre-se que a água que você derramou fora da boca da garrafa na hora de repor, com sua pontaria ruim, ainda está escorrendo.

2. Verifique se a ventoinha dispara normalmente. Na maioria dos carros, ela dispara com temperaturas acima de 90ºC (normalmente com o ponteiro de temperatura igual ou acima da posição do meio). Ela deve disparar automaticamente quando perceber a chegada de água quente no radiador.

3. A ventoínha não disparando, verifique se o circuito elétrico está funcionando normalmente, a começar pelo fusível. Pode ser um fusível queimado. Qual é o fusível? Ele normalmente tem o desenho de uma ventoínha. Ah, não sabe onde ficam os fusíveis? Problema seu! Peça ajuda.

4. Ainda se tratando da falta de disparo da ventoínha, e se o fusível não está queimado, considere improvável que seja problemas no termostato. Quando ele fica ruim, geralmente a ventoínha fica ligada para sempre, e não desligada.

5. Para conhecimento, o termostato que aciona a ventoínha não é o mesmo que mede a temperatura do motor indicada no painel. O primeiro, vulgarmente chamado de "cebolão", fica no radiador pois, afinal de contas, é a água do radiador que será resfriada pela ventoínha (se ela não estiver quente, de que adiantará acioná-la?). O segundo fica normalmente no motor ou nas proximidades, e é vulgarmente chamado de "cebolinha". (Que original, não?)

6. Considere a hipótese de haverem problemas na bomba d'água ou obstrução no circuito de arrefecimento. Principalmente se a ventoínha não der sinais de disparo em alta temperatura. Acontece que, se a água não estiver circulando normalmente, o motor superaquecerá, e a água presente no radiador continuará fria. Neste caso, leve-o para o mecânico imediatamente. De preferência de reboque.

1 Puedes hablar:

Blogger Tuza said...

Hummm...tô começando a gostar disso aqui...rs
Vim conhecer o blog, conheço sua namrada...seja bem vindo ao vício...rs
Beijosssssssssss

domingo, julho 24, 2005 12:01:00 PM  

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