<body>

segunda-feira, junho 09, 2008

OS VALORES DE CADA UM

COMPORTAMIENTO HUMANO

Desde há algum tempo atrás venho observando o comportamento das pessoas com outros olhos, com olhos menos triviais. Venho percebendo que não é tão difícil deduzir quais são os valores de cada um - os verdadeiros valores, e não aqueles que as pessoas se dizem da boca pra fora.
O que tenho percebido é que dá pra perceber os valores de cada pessoa pelo que elas dizem, não necessariamente acreditando "no que" elas dizem - já que não dá pra assumir como 100% verdadeiro tudo aquilo que as pessoas falam, sobretudo a respeito de si mesmas. Mas a idéia é que, independentemente da imagem que se queira vender, é usual se deixar o "rabo do gato de fora", simplesmente pelos temas com que se costuma conversar.
Uma pessoa, por exemplo, que dê muita importância ao dinheiro, estará muito comumente conversando sobre este assunto - por mais que volta-e-meia ela profira uma frase do tipo "eu sou uma pessoa que não se dislumbra com bens materiais". De igual forma, alguém que se importe com status ou poder estará comentando - bem ou mal, pouco importa - sobre posições de status ou poder.
Não muito distante disso, alguém que muito se afeiçoe com a estética também estará comentando frequentemente sobre aspectos que dizem respeito à aparência física, seja falando sobre si própria ou sobre outras - por mais que ela mesma tente convencer de que não se importa com isto.
Por fim, o que quero dizer é: avalie o discurso de uma pessoa qualquer, enumere os temas da qual esta pessoa conversa, ou se interessa com mais frequência, e - indepentendemente do partido em que ela se posicione, ou o teor com que ela os julgue - isto certamente faz parte dos valores e dos anseios dela.

3 Puedes hablar:

Blogger Geovana said...

Diga moço... quero ver mais posts aqui viu? Ficou muito tempo parado.

Eu uso essa técnica de observar o assunto de interesse para conversar com as pessoas (mais ouvir que falar). Ainda acho que existem Temas comuns: Estética (academia, pele, cabelo e maquiagem), afirmação (dinheiro, poder, trabalho e estudo - concurso está na moda), animais, fatos socais (normalmente reclamando sem expressar soluções), religião e política (em baixa). Cada um tem seu tema favorito, com certeza.

quarta-feira, agosto 06, 2008 10:20:00 AM  
Blogger Geova Costa said...

Fabrício, deixei um presentinho pra vocês lá no blog (http://www.meninorude.blogspot.com),passa lá. Beijo grande e bom final-de-semana.

sexta-feira, agosto 29, 2008 3:56:00 PM  
Blogger Unknown said...

Concurso está na moda é ótimo... rsrs

domingo, agosto 31, 2008 10:39:00 PM  

Postar um comentário

<< Home