<body>

quarta-feira, janeiro 03, 2007

O SEGREDO DE BEETHOVEN

CINE
De Agnieszka Holland, e concluído em 2006 (Copying Beethoven, no título original), parece mais uma obra cine-músico-biográfica (o neologismo é meu) que, não fosse tamanho o brilho de Amadeus (Millos Forman, 1984), poderia até ter um valor a mais. O elenco inclui Ed Harris e Diane Kruger.

Pra ser bem honesto, eu achei o filme uma porcaria. É minha opinião. E quem quiser assistir, assim sugiro que faça pela necessidade da crítica. De repente pode ter uma opinião contrária. Ele até tem algumas coisinhas bonitinhas, mas força a barra, e cai quase sempre em senso comum.

O filme conta uma suposta parte da história de Ludwig Van Beethoven, nos momentos em que ele finalizara a nona, compondo o movimento coral. Ele mostra um Beethoven excêntrico e agressivo, que tivera de conviver com uma jovem e bela copista de 23 anos de idade - cujo real objetivo em se aproximar do maestro era o de se tornar uma grande compositora, sabe-se lá porquê!

No meu entender, o filme também peca em alguns detalhes, como desde a má interpretação de um regente surdo que é guiado por uma assistente, passando por uma surdez mal construída, até chegar a apelos emocionais desnecessários e fora de contexto. Também faz montagens e mutilações com a mais longa e mais conhecida obra prima do compositor marco do romantismo.

Copying Beethoven também deixa escapolir detalhes importantes, tais como "como poderia uma bela menina copiar toda a nona de beethoven, com seus 62 minutos de complexidade, para mais de duzentos músicos, em meros quatro dias".

1 Puedes hablar:

Anonymous Anônimo said...

A parte que eu gostei do filme foi o fato de mostrar a influência de uma MULHER não só na vida, como na obra do compositor. E isso, numa época em que só o fato dela trabalhar já era suficiente para jogar sua reputação no lixo.
E foi história real ou não, não importa. Gostei de ver uma mulher ter valor naquela época.
De resto... medíocre mesmo.

quarta-feira, outubro 01, 2008 8:27:00 PM  

Postar um comentário

<< Home