<body>

terça-feira, julho 26, 2005

POR QUE OS PLANETAS SÃO REDONDOS?

ASTRONOMÍA

imagem: fonte http://www.nineplanets.org


Magníficas Viagens ao Centro da Terra

Tanto os planetas quanto quaisquer corpos suficientemente grandes (i.é., que possuam grandes quantidades de matéria) serão redondos (ou melhor, esféricos) por ação da gravidade.

Por que?

Sabe-se que matéria atrai matéria. Sendo assim, toda a matéria de todo o planeta (ou corpo celeste) será atraída entre si, de modo a se tornar compacta. Como a tendência natural das coisas que se compactam no espaço é a forma esférica, é "pra lá é que vai".

É interessante observar que, tanto no universo das grandes dimensões (corpos astronômicos) quanto no universo das pequenas dimensões (gotículas e corpos microscópicos), existe uma tendência às coisas serem esféricas. Até o próprio misticismo crê na forma redonda, círculo ou esfera, como forma perfeita, representando o uno, o absoluto. Será à toa?

Esta tendência à forma de globo se deve ao fato de que as forças atuantes nas diferentes partes de cada corpo, de acordo com as dimensões envolvidas, fazem-no convergir a esta condição de equilíbrio. No primeiro caso, é relevante apenas a força da gravidade. No segundo, as grandezas plásticas e elásticas.

Agora voltando ao assunto da "Terra Redonda", em termos de exemplo: se você imaginar qualquer tipo de saliência material de grandes dimensões que sobressalte a esfera do planeta, ela será esmagada para dentro, pela ação da gravidade causada por toda a matéria ali existente. O mesmo se aplicará se você imaginar grandes vales ou espaços vazios interiores. Eles serão inundados pela atração da matéria que o rodeia. Ambas as formas imaginárias serão por fim destruídas, até que o corpo seja condensado novamente numa esfera.

O que acontece na prática é que, para tamanhas proporções, a força exercida pela gravidade será maior do que a resistência plástica de qualquer material encontrado em abundância e em grande concentração no universo. E se o corpo fosse todo ele de diamante, ou de um material suficientemente duro? Aí o efeito poderia até ser menor para corpos um pouco maiores, mas a tendência é sempre essa: quanto maior e mais massivo é um corpo, mais a sua forma tenderá a uma esfera perfeita.

Sendo assim, todas aquelas teorias mirabolantes de Raymond Bernard & cia, sobre "Terra oca", "abertura nos pólos", "cidades interiores iluminadas por um sol central", "Aventuras do Almirante Bird e seu avião perdido" e etc. caem, literalmente, por terra. Daí, você pega as equações de Newton ou as de Einstein - pode escolher qualquer um dos dois - confronta as coisas, e vê que não dá pra agradar as duas escolas ao mesmo tempo. Ou você acredita na física - e em tudo o que com ela está consolidado até hoje - ou na existência de seres Intra-Terrenos (IT's).

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home