<body>

terça-feira, setembro 30, 2008

CARTA À BITWAY

RECLAMACIÓNES

Sr. Gestor de atendimento ao cliente,

Boa noite.

Pois bem. Em maio passado adquiri um notebook BITWAY modelo H12Y numa loja insinuante, confiante de que estava fazendo um ótimo negócio. O equipamento era bonito, pequeno, funcional, e o preço parecia justo. E além do mais, o que me inspirava bastante confiança: tinha o selo de aprovação das normas ISO 9001:2000 e ISO 14001:2004! Assim sendo, abandonei o meu antigo HP para usar somente o BITWAY no meu dia-a-dia.

Entretanto, com 1 mês de comprado, tive a não-grata surpresa de que o notebook não ligava. Me desesperei, pois haviam arquivos nele sem fazer backup, e estava inclusive na última semana de lançamento de notas dos meus alunos da faculdade. Como entendo o backup como uma atribuição de minha responsabilidade, acabei me virando em correr atrás das informações que ora ali jaziam, recuperando-as uma a uma nas suas fontes originais. E como o equipamento estava na garantia, acionei uma assistência técnica, acreditando que isto não seria motivo de minha preocupação.

Ao chegar na assistência técnica (FULLTIME INFORMÁTICA - SALVADOR-BA), fui muito bem atendido. Os funcionários desta loja, da qual já fui cliente antes, foram bastante profissionais. Entretanto, apesar do atendimento,tive neste momento a minha segunda surpresa ruim, por saber que a BITWAY não autorizava que os equipamentos fossem abertos pelo seu próprio posto autorizado, devendo ser remetidos para a fábrica. Então pensei comigo - como pode um 'fabricante' não autorizar seu próprio posto autorizado a abrir o equipamento???
Enfim, deixei este assunto de lado. Questionei quanto ao backup, e, depois de alguma (demorada) negociação entre a empresa vocês, foi autorizado que o notebook fosse aberto APENAS para o backup. Então acabei pagando R$30,00 por um serviço de backup que DEMOROU TANTO DE SER AUTORIZADO que não me serviu para absolutamente nada. E o notebook demorou mais de 30 dias neste trâmite entre assistência técnica e fábrica, até que retornasse à minha mão. Aguardei pacientemente.

Sem problemas. Mão ao uso novamente, e volto a trabalhar com meu (quase) novo notebook BITWAY. Quando aí vem a terceira decepção: 15 dias depois de retornado da fábrica, o conector interno da fonte do computador QUEBROU. Penso eu: Mas como pode um conector quebrar tão facilmente, se meu outro HP levou quase 3 anos e continua funcionando bem até então????

Então decidi que NÃO TERIA PACIÊNCIA mais para ESPERAR MAIS 30 DIAS do equipamento indo passeando pelos corredores da vossa empresa, e decidi eu mesmo abrir e consertá-lo, visto que, como pode ver pelo meu currículo lattes no CNPq (http://lattes.cnpq.br/2573739592050142), estou muito bem habilitado para isso. Preferi, então, pagar o preço de PERDER A GARANTIA e o abri, concluindo que isto ainda me seria mais barato, como de fato parece ter sido.

Abri o equipamento, com muito cuidado e PACIÊNCIA (mais paciência até do que a que tive para aguardar o computador voltar da assistência técnica). Após um trabalho imenso e meticuloso, findei por chegar no conector, e perceber que ele foi fabricado com uma camada polímero tão estreita que não sei se sustentaria um ponteiro de relógio. Ironicamente, aí eu entendi o porquê daquele conector ter quebrado tão inexplicavelmente assim. Então, com mais um pouco de paciência, soldei o pino central, e construi uma nova base em araldite, em substituição à carcaça quebrada do conector, o que resolveu definitivamente o problema.

Aí, então, usando minha sabedoria e a minha (negativa) experiência com o bonitinho-mas-ordinário equipamento, decidi que NÃO MAIS USARIA este notebook para trabalhar, e voltaria a usar o meu antigo, evitando assim sofrer novas angústias. E assim me mantive, usando-o somente em casa, para acessar a Internet, quando, em pouco menos de uma semana, percebo que o DRIVE DE DVD começa a apresentar falhas de funcionamento. Estas falhas eram tão cretinas que faziam o computador nem mais reconhecer o DRIVE DE DVD.

Tudo bem, deixei o problema pra lá, e cabeça-de-gelo, pois sabia que me seria mais desgastante tentar consertá-lo do que fingir que eu comprei um computador sem drive de DVD. Afinal de contas, este computador só me servia para acessar a internet de casa mesmo...

E assim fiquei eu, no meu mundo da fantasia, fingindo que tinha um computador que serve para acessar a internet, por mais uma nova semana, quando... A TECLA H PAROU DE FUNCIONAR.
Reiniciei então aquele aglomerado de hardwares, não tão "hard", que eu esperava que se comportasse como um computador, até perceber que se tratava de mais um problema mecânico, que se não fosse os meus hostis dedos de Superman, estariam intactos - considerando, é claro, que meu outro notebook HP tenha sido feito de Criptonita.

Ora: confesso-lhes que estou COMPLETAMENTE IRRITADO E DECEPCIONADO, porque gastei R$2 MIL REAIS de meu suado orçamento para, na prática, realizar uma transação que só me trouxe mais despesas, mais ocupações (se me fosse agradável ficar consertando computadores, eu não teria feito mestrado), dor de cabeça, e perda de tempo, sendo que meu antigo notebook da HP com quase 3 anos de uso (este que estou usando para lhes enviar esta mensagem!), que é quem de fato deveria estar apresentando problemas, continua a funcionar perfeitamente.

Enfim, gostaria de reforçar-lhes que estou COMPLETAMENTE DECEPCIONADO COM A BITWAY, e estou construindo comigo uma PÉSSIMA IMAGEM desta empresa. E esta mesma imagem eu farei questão de repassar para todos os meus amigos, conhecidos, alunos de engenharia, colegas de trabalho, professores, vendedores de refrigerante, guardadores de carros, agentes de cooperativa de reciclagem, cachorro, periquito, papagaio, e quem mais surgir na minha frente cogitando a hipótese non-sense de comprar um equipamento da BITWAY. Ou seja: el mercado lo cierra sus puertas.

E POR FIM, gostaria de dizer-lhes que, se tiverem um mínimo de interesse em sanar / atenuar minha insatisfação, que o FAÇAM LOGO!!! Pois DENTRO DE UMA SEMANA estarei repassando este email para os 715 contatos da minha lista do gmail, 366 amigos do orkut, 214 contatos do msn, e onde mais eu puder encaminhar esta mensagem Internet para que seja propagada mundo afora.

Ah! E ainda vou postar no meu blog. (sabem o que isto tem significado ultimamente, não???)
Tenha uma boa noite.

E desejo:
- A vocês, melhoras no seu sistema de gestão;
- Ou à ISO, mais critério na hora da emissão de seus certificados.

Fabricio Mota

26 Puedes hablar:

Blogger Unknown said...

Se estou lendo essa carta agora é porque vc não teve resposta não é amigo? Que lástima! Fica aquela sensação de que foi enrolado, pagou, mas não levou...

Mas vc fez o certo divilgando esta carta, assim outras pessoas não passarão pelo que vc está passando...

bj

quarta-feira, outubro 01, 2008 9:32:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Queremos consignar aquí neste blog que tão logo tomamos conhecimento do problema que nos foi relatado pelo Sr.Fabricio através do nosso SAC - Sistema de Atendimento ao Cliente, telefonamos para ele, demos as orinetações necessárias e estamos tomando tôdas as providência para, em primeiro lugar avaliar os problemas relatados e em seguida tomar tôdas as providências para resolvê-los.
Inclusive autorizamos que o Sr. Fabrício enviasse o Notebook para a nossa Unidade Industrial, com frete a pagar, para que as análises fossem feitas.

Carlos da Silva Mascarenhas
Ger. de P&D da BITWAY Computadores

sexta-feira, outubro 03, 2008 11:28:00 AM  
Blogger Unknown said...

7, eu ainda não disparei os emails... Só publiquei no blog por hábito, e de fato estou esperando retorno da BITWAY.

Endosso o que foi dito no comentário acima - aliás, Carlos, repito aqui que agradeço, por ora, a presteza com que entrou em contato comigo. De fato eu esperava menos pronunciamento por parte da BITWAY.

Já encaminhei o notebook via SEDEX para a fábrica. Embora tenham sugerido que o SEDEX fosse a cobrar ou ressarcido, eu preferi enviar por meu custo mesmo, sem problemas.

Por fim, vou aguardar pra ver o final dessa estória.

Beijos a 7 e abraços a Carlos.

sexta-feira, outubro 03, 2008 11:56:00 AM  
Blogger Unknown said...

7, eu ainda não disparei os emails... Só publiquei no blog por hábito, e de fato estou esperando retorno da BITWAY.

Endosso o que foi dito no comentário acima - aliás, Carlos, repito aqui que agradeço, por ora, a presteza com que entrou em contato comigo. De fato eu esperava menos pronunciamento por parte da BITWAY.

Já encaminhei o notebook via SEDEX para a fábrica. Embora tenham sugerido que o SEDEX fosse a cobrar ou ressarcido, eu preferi enviar por meu custo mesmo, sem problemas.

Por fim, vou aguardar pra ver o final dessa estória.

Beijos a 7 e abraços a Carlos.

sexta-feira, outubro 03, 2008 11:56:00 AM  
Blogger sheila said...

caralho! viva à apple!!!! rsrsrsrsrsrs

sábado, outubro 25, 2008 6:27:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Fabrício, encontrei o seu site através de pesquisa no qoogle... tenho tido problemas similares com um note dessa marca...
E aí qual o retorno q você teve?

segunda-feira, novembro 10, 2008 11:34:00 AM  
Blogger Unknown said...

Ana, pra ser bem honesto, tive um retorno satisfatório, e até bastante rápido por parte deles.

O Sr. Carlos Mascarenhas entrou em contato comigo, enviei o notebook para eles, e tive um retorno em, não lembro quanto tempo, mas foi algo realmente bem rápido.

Fizeram algumas concessões, consertaram o notebook, trocaram a carcaça que estava rachada, o DVD, placa mãe, reativaram as conexões que eu tinha deixado sem funcionar ao fechar (áudio, etc.), e enviaram novos acessórios, e repuseram o selo de garantía.

De fato a máquina está funcionando e - para surpresa minha comigo mesmo - eu voltei a usá-la, e tenho tido algumas - mas poucas - dores de cabeça com ela. Umas travas de vez em quando, mas que não posso nem sequer afirmar que não sejam softwares que eu mesmo instalei.

Por uma questão de justiça, não disparei nenhum email depreciando-os, e só não postei o relatado acima por sobrecarga e falta de tempo.

Eu confesso-lhe que fiquei em situação de surpresa - não sei o que pensar. Se por um lado, apesar de ter tido no começo problemas suficientes para decidir não mais confiar na BITWAY, por outro lado tive um atendimento ágil, prestativo e efetivo. E, como já disse, pra minha própria surpresa (eu comigo mesmo), voltei a usar o notebook.

Abraços

quarta-feira, novembro 12, 2008 1:36:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Fabrício,

Estive pesquisando esta marca de note, pois preciso de um equipamento leve e compacto, com boa configuração e achei legal o design dele.
Como moro em Itabuna-BA e a montadora da BITWAY fica a 30 km da minha cidade, em Ilhéus, quase me arrisco a adquirir um. Só que com toda essa dor de cabeça q vc teve, já estou quase desistindo. Sou muito criteriosa, pois estou pesquisando há mais de 1 ano, pra adquirir um bom equipamento e como já tive problemas com compras realizadas em cartão de crédito na internet, não quero me arriscar em comprar dessa forma. Agora estou bem confusa!!! Mas valeu o alerta!
Abço,
Mônica

quarta-feira, novembro 19, 2008 12:58:00 AM  
Blogger Tata Xavier said...

Oi Fabricio.

Estava decidida a compra um Notebook da Bitway H12Y. Achei ele lindo e pequeno, mas, como nunca ouvi falar dessa marca fui pesquisar na Internet e, sem querer, cai nesta página com sua carta. E te agradeço por compartilhar seus transtornos, com isso acabo de desistir da compra que, com certeza, seria mal feita.
Então fica meu muito obrigado.

domingo, janeiro 25, 2009 7:16:00 PM  
Blogger Wilson Witzel said...

Comprei um bitway há três meses e ele simplesmente apagou no domingo quando eu estava terminando um importante trabalho. Vou procurar a assistência técnica amanhã.

quarta-feira, maio 13, 2009 4:37:00 PM  
Blogger Unknown said...

Olá...
Comprei um notebook desses para minha esposa e depois de 5 meses deu problemas no drive de DVD, tela azul de sistema (eu já tinha formatado uma vez devido a isso), e problemas de incompatibilidade para sistemas 64bits. Encaminhei para a assitencia, a qual remeteu para a fábrica. Demorou 30 dias, na volta usei com a informacao que era erro de sistema. Usei 1,5 dias e inesplicavelmente a tela quebrou. Segundo a fábrica a gerantia não cobre o conserto e deverei novamente remeter para a fábrica e pagar R$ 500,00 para o conserto.
Então amigos, hoje moverei uma ação no PROCOM, tentando amenizar meu prejuizo.
Não aconselho ninguém a comprar equipamentos desta empresa, pois não atende por 0800, e os emails enviados nunca são respondidos.
ABAIXO A BITWAY!!! Uma empresa que não respeita o cliente não merece permanecer no mercado.
Abraços..

quarta-feira, maio 27, 2009 11:06:00 AM  
Blogger Bruno Brigido said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sábado, novembro 14, 2009 11:44:00 PM  
Blogger Bruno Brigido said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sábado, novembro 14, 2009 11:47:00 PM  
Blogger Bruno Brigido said...

eu tenho um desse ai, com 1 mês a tela congelou de vez, meu pai mandou pra assistência, demorou 45 dias para voltar, quando chegou, os alto-falantes não funcionava, dai meu pai mandou de novo, voltou antes do prazo, com 23 dias o notebook já estava comigo, fiquei impressionado com a rapidez, olha que eu moro em Sinop-MT, a a fábrica fica na Bahia(é em Ilhéus se não me engano) agora nem está dando mais problema, a única coisa que eu não gostei, é que ele não roda linux, testei o ubuntu, satux, mint, mandriva e nenhuma dessas versões funciona, po´rem está funcionando perfeitamente agora.

sábado, novembro 14, 2009 11:47:00 PM  
Blogger Unknown said...

Olla...
Comprei um Notebook Bitway H12Y, e no mesmo dia em que fui instalar o Lunux, o mesmo não instalar, tentei varias distribuição e nada feito, enviei um email para o sac da bitway, e me pediram para levar á uma ssistencia autrorizada. E qual a minha surpeza quando eu expliquei ao "Tecnico da assistencia", o mesmo me informou que nunca tinha visto este problema e que seiria supostamente um problema de Soft. Nesmo assim o equipamento teria que ficar para analize teccnica, após varios diagnosticos diferente, ele deram como o notebook estava funcionando. E mais surpreza ainda fui informado que o notebook nao f]da suporte a nenhuma variante do linux, nem em versao Live. Agora estou com o notebook parado sem foder fazer absolutamente nada , a nao ser utilizar o Vista Start que veio com ele. eles levaram 30 dias para me informarem isso, mesmo a bitway utilizar o linux como sfotware padrao em alguns de seus equipamentos

segunda-feira, dezembro 21, 2009 11:22:00 AM  
Blogger Unknown said...

Me desculpem por alguns erros de escrita, e que estou com um pouco de pressa e ñao prestei atenção no texto.

segunda-feira, dezembro 21, 2009 11:26:00 AM  
Anonymous karine vilar said...

ola a todos muito obrigado pelo aviso que pena que chegou tarde tenho um bitway e que apagou ..nao liga nada ....agora vamos ver o que posso fazer pois moro em lisboa portugal....beijosss e muito obrigado
vilar

sexta-feira, janeiro 08, 2010 9:31:00 PM  
Blogger Roberto Almeida said...

Felizmente li seu blog antes de adquirir um equipamento Bitway.Não é um laptop, mas um desktop, mesmo assim fiquei com receio. Ademais a resposta do Gerente de P&D da Bitway demonstra que ele mal sabe se utilizar da língua portuguesa e/ou do teclado.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010 11:31:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Como voce abriu a parte do teclado?

Xico

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 11:02:00 PM  
Anonymous Silvana Franco said...

Obrigada por sua paciência em divulgar tal tragédia. Sou mais uma possível compradora que desisti imediatamente de minha compra. Vou procurar um HP.

sábado, março 20, 2010 1:14:00 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

quarta-feira, julho 28, 2010 4:10:00 AM  
Blogger Unknown said...

MEUS KAROS TENHO UMA NOTEBOOK BITWAY H12Y DA BITWAY JA A PRATICAMENTE UM ANO E NAUM TENHO NADA A RECLAMAR NAUM MIM VANGLORIANDO COMO DIZEM OS MAIS VELHOS MAIS TRABALHO COM O MEU NOTEBOOK EH ELE AGUENTA O TRANCO TRANQUILO,, SO DURMO ESCUTANDO MUSICAS E DEIXO ESSE CONDENADO ATE O OUTRO DIA LIGADO TOCANDO MUSICA E ATE O MOMENTO TUDO OK,,

TENHO UMA MOTO BIZ E ELE CABE NO BAU DA MOTO,, SEMPRE Q PRECISO VIAJAR OU TRABALHAR COLOCO O NOTE NO BAU PULO QUEBRA-MOLA BOTO PRA ARREGAÇAR E ELE TA COMIGO TOPANDO TUDO NAUM ABRE DE BOKADA NENHUA....

A NENHUM MOMENTO EU ESTOU MIM VANGLORIANDO COMO DIZ OS MAIS VELHOS,,,PODE SER Q AMANHA MAIS CEDO OU MAIS TARDE ELE DE PAU, MAS ATE O MOMENTO SO TENHO A AGRADECER A ESSA EMPRESA QUE FEZ UMA MAQUINA PEQUENA E LEVE COMO ESSA...

E NO DIA Q ESSE CONDENADO ABRIR DO PAU EU COMPRO OUTRO IGUAL... PORQUE O TRANKO Q EU DOU NESSE COITADO MESMO EM MENOS DE UM ANO Q ESTOU COM ELE VCS PESSOAS Q USAM POUCO TINHA Q USAR NO MINIMO UMS 5 ANOS PRA FAZER O QUE EU FIZ ATE O MOMENTO,,,
SE REALMENTE TODOS VOCES Q ESTAO RECLAMANDO DESSA MAQUINA REALMENTE FOR REALIDADE, COMPROVADAMENTE A SORTE EXISTE PORQUE ESSE MEU NUNKA VI NINGUEM COM UM ATE NO MOMENTO DA COMPRA FIQUEI PENSATIVO POR CONTA DA MARCA MAS MIM RECORDAVA, Q ESSA EMPRESA É FABRICANTE DE MEMORIAS RAM E PERIFERICOS DE COMPUTADORES,, NAUM E EMPRESAS QUE COMPRAM AS PEÇAS MONTAM E COLOCAM SEU LOGOTIPO COMO SE FOSSE ELES PROPRIOS Q ESTIVESSEM FEITO...

COM TODO MEU ESTUDO E CONHECIMENTO NESSA AREA ANALISEI ESSA QUESTAO E COMPREI UM BITWAY MUITO SIMPLES MAIS NAUM DEIXOU A DESEJAR ATE O MOMENTO...

E QUANDO FOREM COMPRAR UM BITWAY
H12Y COMPREM DE GUERRA IGUAL ESSE MEU...kKkKkKkKKKKkkk

MAS VOU PARAR DE DAR KASSETE NELE PORQUE VAI SAIR DA GARANTIA E NAUM SOU DIFERENTE DOS OUTROS...

VLWW A TODOS E POR NENHUM MOMENTO MIM VANGLORIEI SO REPASSEI A REALIDADE.... (STANLEY ANALISTA DE SISTEMAS.)

quarta-feira, julho 28, 2010 4:20:00 AM  
Blogger Jeff said...

.


Tem o há mais de 4 meses. Só alegria.

É muito prático, leve e de baixo consumo.

Masss como conheço o risco maior de NB por furto, meus arquivos críticos (cerca de 2,5 gb) carrego no meu pendrive.


.

segunda-feira, setembro 20, 2010 12:19:00 PM  
Blogger Tecway Infor said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sexta-feira, outubro 15, 2010 2:34:00 AM  
Blogger Tecway Infor said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sexta-feira, outubro 15, 2010 2:41:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nunk tinha ouvido falar dessa marcaa,, ai fui pesquisarrr e simplesmentee estou aqui,, eu ia comprar um notebook da bitway hoje pois estava em promoção!!! é melhorr esperar um poukinhooo, pra não ter dor di cabeça... entaum vou comprar um HP.
Muito Obrigadaa pelas informações!!!

sexta-feira, novembro 18, 2011 8:45:00 AM  

Postar um comentário

<< Home