<body>

quarta-feira, julho 27, 2005

POO - Programação Orientada a Objetos

INFORMÁTICA Y EDUCACIÓN



Em meados de 2003, estava eu no meu auge de desempenho como Programador OO em Delphi - em meio à minha disponibilidade de tempo - quando resolvi publicar alguns escritos sobre o assunto, e iluminar um pouco a cabeça daqueles que tinham uma certa aversão ao termo OO - e quem sabe desassombrá-los.
Pra quem não sabe, Programação Orientada a Objetos (POO) - ou Object-Oriented Programming (OOP) - é um paradigma da programação que visa tornar os softwares mais compreensíveis, modularizáveis, manuteníveis, padronizáveis, reutilizáveis e, em alguns casos possíveis, especialmente para o caso de grandes sistemas. Coisas de Programadores e Analistas de Sistemas.
O trabalho resultou na produção de oito artigos sobre POO usando Delphi, com linguagem clara e acessível, de minha autoria, e com revisão de Odilon Oliveira. Sete destes artigos abordavam conceitos fundamentais da OO, e um falava sobre exceções - que não é exatamente OO, mas está bem relacionado. Por fim resultou-se em seis destes artigos foram publicados no falecido portal delphiland.net, e dois ainda não foram concluídos.
Pois bem que o trabalho nem foi totalmente terminado (assumo minha culpa nisso, mas prometo terminar o quanto antes) e, para nossa supresa, ele tem sido muito bem qualificado, inclusive por alguns nomes de respeito. Também fui acionado por Ramos Janones, responsável pelo site Ramos da Informática, que me pediu autorização para publicar alguns dos artigos, que lá são mantidos até hoje.
Conforme prometido, disponibilizei os artigos num servidor Geocities, para que vocês possam apreciá-los (apedrejar também tá valendo). A ordem disposta abaixo é a mesma sugerida para leitura. Considere ainda que dois deles, como ainda não estão prontos, não estarão disponíveis.
POO & DELPHI – Parte V – Interação entre os objetos
POO & DELPHI – Parte V – Boas Práticas em OO
Mas como já disse antes, alguns dos artigos também estão disponíveis no site http://www.ramosdainformatica.com.br. Apesar do padrão de formato definido pelo site fazer perder a identação dos códigos de exemplo, o conteúdo do texto é preservado.
Periodicamente, recebo e-mails de alguns leitores, de diversas regiões do país, elogiando o trabalho e sugerindo uma publicação mais formal. Agradeço a todos pelos elogios e o apoio! Não pensávamos em ir tão longe, mas pensarei sobre o assunto com carinho. Agradeço, também, ao Ramos Janones por manter a publicação viva. E que o seu site viva por muitos e muitos anos!

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home