<body>

sexta-feira, setembro 22, 2006

FALSA DEMOCRACIA

POLÍTICA

Democracia vem do grego demokratía, onde demo = povo e kratía = governo. Um governo controlado pelo povo, por assim dizer. Algo que parece sugerir: “governo a favor da justiça e igualdade para todos”. Um sistema politicamente correto, pelo menos na teoria, que tem a ver com o direito e a representatividade igualitária de todos, no exercício da administração e do controle da sociedade.

Pois bem que esta democracia, no final das contas, não preza pelo bem de todos. Isto porque existe, num processo eleitoral, uma parcela – pequena, mas significativa – de pessoas que são desumanamente exploradas em prol de interesses particulares relacionados ao poder público. E os nossos dignos candidatos – em especial, aqueles mais bem eleitos – são altamente injustiçados neste sentido, uma vez que eles não têm todos os seus direitos assegurados pelas leis vigentes.

Eu explico o porquê. Um exemplo de como a coisa funciona: um determinado político, chamado João da Silva, se candidata a vereador numa grande cidade brasileira como Salvador, cujo complexo eleitoral abriga uma grande parcela de votantes analfabetos ou com ensino fundamental não concluído. Este político está devidamente filiado a um partido imaginário qualquer, que aqui chamaremos de PDNL (Partido da Direita Neo-Liberal).

Este candidato, bem como o seu partido, são implicitamente motivados por uma empresa imaginária – a Rede de Supermercados A-Mais – de que cujos sócios ele pode ser, por exemplo, amigo íntimo, ao ponto de freqüentar a casa e de compartilhar camarões ao molho de gorgonzola e vinho branco. Perceba aí, um sutil início de manipulação por parte destes empresários, para com este justo defensor das causas comuns, onde faz-se valer de soberba e supostos laços pessoais em prol de interesses privilegiados.

Assim, o PDNL irá receber destes empresários um certo apoio moral para dar suporte à campanha de João da Silva. E este apoio moral - uma benevolência de humildes R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) - enganosamente não são declarados nas contas do partido (não é caixa dois, seus maldosos! É apenas um engano). Esta doação tem a intenção de gastos com publicidade e com alguns bondosos brindes – como cestas básicas, telha, cimento e camisetas com as cores da vitória – gentilmente doados aos seus eleitores sem nenhuma segunda intenção.

Daí, por uma questão de pleno exercício da democracia, eis que João da Silva é eleito vereador pelo PDNL.

Bom, como quem dá alguma coisa quer outra em troca – mesmo entre os amigos mais íntimos – não podemos esperar que a Rede A-Mais tenha comprado todos estes eleitores para que João da Silva represente os interesses do povo. Até porque os interesses do povo – quem consome – não necessariamente são os mesmos interesses do supermercado – quem fornece.

Por fim, a idéia é que João da Silva é um preposto empregado, representante dos hipermercados A-Mais na Câmara Municipal. Alguém que estará lá, eleito pelo povo (ou melhor dizendo, por meio do povo), batalhando duramente para representar, por mais que contra os interesses deste mesmo povo, uma causa. E aí, este guerreiro e defensor dos pobres e injustiçados, lá estará, por mais que de uma maneira demagógica e falsária, votando e propondo projetos que, no final das contas, favorecem aos supermecados A-Mais.

Agora pergunto eu: de acordo com a CLT, não se consolidaria, aí, uma relação de trabalho? Não estaria, portanto, o pobre vereador João da Silva sendo explorado por esta empresa, num violento desrespeito às consolidadas leis trabalhistas?

2 Puedes hablar:

Anonymous Anônimo said...

Ou outra versão do stalinismo em que cria-se uma língua nova, uma língua empobrecedora da ciência política, uma língua dualista, preparando as pessoas para o futuro político simplista que está se consolida no horizonte.

sexta-feira, setembro 22, 2006 5:21:00 PM  
Blogger Babs said...

Nossa, quase fiquei com peninha desses pobres políticos. Tadinhos, eles querem tanto servir ao povo, mas o sistema não deixa!

Fabrício, cada vez melhor heim?

bjo

terça-feira, setembro 26, 2006 8:41:00 PM  

Postar um comentário

<< Home