<body>

sábado, setembro 09, 2006

CASABLANCA

CINE

Casablanca é um clássico do cinema de 1942, dirigido por Michael Curtiz, e cujos protagonistas - Humphrey Bogart e a belíssima Ingrid Bergman - já não existem mais em vida.

É um filme digno de se pendurar na parede para o resto da vida. Possui uma bela arte, direção, diálogos inteligentes, um roteiro muito bem construído. A fotografia e o musical do filme são dotados de uma grande perfeição.

Existe uma coisa neste filme que me faz lembrar os Beatles. O fato é: fazer o que eles fizeram, hoje chega a ser lugar comum. Mas fazer o que eles fizeram quando eles fizeram, aí está o grande mérito. Aliás, tanto Casablanca quanto Beatles, olhando por este ponto de vista, são os resposáveis com que estes estilos de diferentes artes se consolidassem tanto, ao ponto de hoje virar lugar comum.

O filme traz algo de muito precioso, que é a extinção do esteriótipo mocinho-bandido categorizado por nosso pensamento filosófico-cristão. Um pensamento hipócrita, até, eu diria. Não existe ninguém cem por cento mau, como também não existe ninguém cem por cento bom. De igual maneira, não existe ninguém que nunca erre, e nem ninguém que nunca acerte.

Frase: “Você é um sentimental

1 Puedes hablar:

Blogger Babs said...

Este filme realmente é excelente! E passível de diversos níveis de leitura...

segunda-feira, setembro 11, 2006 12:40:00 PM  

Postar um comentário

<< Home