<body>

domingo, fevereiro 15, 2009

GUIA DE VIDA - PARTE I

PENSAMIENTOS

Esta publicação, que reunirei em um conjunto de posts, tem como objetivo trazer opiniões trazidas não apenas por mim, mas também por outras pessoas com quem venho trocando experiências. O objetivo é tentar mostrar dicas de como lidar com problemas rotineiros e comuns, no que tange à felicidade, à auto-aceitação, e às realizações social, profissional, afetiva, etc. Enfim, traçar um guia de estratégias para levar uma vida mais feliz.
Cada post trará um tópico apenas. Começo pela questão envolvendo os valores e princípios.
1. Identifique seus próprios valores e princípios.
Saber diferenciar o que você gosta do que não gosta, o que admira do que não admira, o que você respeita do que só finge respeitar - tudo isso faz parte do conjunto de valores de cada um. Num post anterior, através de um insight baseado em observações, apontei uma sugestão de como conhecer os valores dos outros. Neste, abordo a importância de conhecer aos próprios valores.
Esta etapa é fundamental para o auto-conhecimento. Sem ela, você corre o sério risco de continuar caminhando na direção do que as outras pessoas querem ou falam, e gerar um ciclo de frustração e infelicidade. E requer uma auto-percepção muito boa porque, por vezes acontece de que nossos valores não estão alinhados ao senso comum - e reconhecer isso não costuma ser simples.
Nem sempre o seu conjunto de valores vai ser exatamente igual ao do seu vizinho, nem ao do seu pai, e nem ao do seu irmão. Mas o fato é que buscar seus próprios valores é uma primeira etapa fundamental para buscar a felicidade, seja você quem for, e sejam quais for as escolhas que você tiver que fazer para a sua própria vida.
Se você tem um valor distorcido de seus próprios princípios - por exemplo, ser exageradamente ganancioso por bens materiais - saiba reconhecer isso em você mesmo. Até mesmo para tentar mudar um valor, é necessário reconhecê-lo. Jogar a sujeira para debaixo do tapete definitivamente não resolve o problema.
Mas, enfim, o fato é: observe-se minuciosamente, no seu dia-a-dia, cada ato, cada diálogo, cada contato social. Perceba sempre aquilo que acontece, aquilo que lhe agrada, e aquilo que lhe desagrada. Observe seus valores considerados corretos, mas também admita aqueles seus valores tidos como distorcidos. Isto é você!

1 Puedes hablar:

Anonymous Anônimo said...

Hummm... Sei !

Jana

sexta-feira, fevereiro 20, 2009 11:19:00 PM  

Postar um comentário

<< Home