<body>

quarta-feira, julho 27, 2005

CRISE POLÍTICA ATUAL

POLÍTICA

Eu não pretendia comentar sobre a atual crise política que o governo passa porque este assunto não me agrada. Mas devido à cobrança de meus leitores (de todo o país e do mundo), eu vou me pronunciar a respeito.
Em primeira mão, gostaria de deixar claro, pra quem quer que possa parecer, que a idéia não é em momento nenhum defender o PT. Mas o fato é que o que está ocorrendo é um praxe comum, e a crise em si fede muito mais a uma "merda antiga mexida" do que a uma fresca (imagino que os odores sejam diferentes). Um teste do carbono 14 comprovaria minha tese.
Já começa pelo fato de que nenhum destes assuntos é uma novidade deste governo: propina a parlamentares, lavagem de dinheiro, contratos superfaturados, licitações e outros tipos de favorecimento a empresas que fazem grandes doações aos candidatos na sua campanha. Sobretudo este último tema. Alguém tem dúvida de que isto é um praxe?
Voltando um pouco no tempo, lembro-me das eleições de 1994 quando durante o governo de Fernando Henrique Cardoso - cuja campanha foi supostamente financiada por banqueiros - surgiu a "taxa de manutenção" de conta corrente. E junto com ela, se não me engano, uma série de outras taxas. Não afirmo nada com isso. Me contento em provocar os questionamentos.
Talvez o PT pague o pato por um dos dois motivos, senão os dois: pela possível inexperiência em esquemas de corrupção, e pela criação de uma expectativa de moralidade maior do que a dos partidos de reinados anteriores. Quando falo em inexperiência em corrupção, não quero dizer que não hajam corruptos no PT, mas sim que o partido ainda é calouro no governo. E quando falo em criar a expectativa de moralidade, faço alusão àquela imagem de "herói do povo" que Lula ganhou nas eleições de 2002, lembram? O PT foi no mesmo barco.
Uma coisa deve ser óbvia. Salvo raríssimas exceções, ninguém é eleito sem uma campanha forte, sem uma boa "injeção" de recursos e, principalmente, sem grandes alianças estabelecidas - sejam elas políticas, comerciais, ou "ambas". É como se diz na piada: Se gritar "pega ladrão" aqui dentro, não sobra um [risos].
Eu não associo o desvendamento destes esquemas de corrupção a uma cúpula de um único partido ou de poucos, nem tampouco de um grupo seleto de pessoas. Mas sim, como eu já me referi antes, ao fato de se mexer num ninho de cobras já antigo, desencadeando-se todo um processo (cujo termo técnico é "merda no ventilador") que começou com uma propinazinha de três mil reais.
Este ninho de cobras, reafirmo, não surgiu neste governo. Tanto não surgiu, que indícios da ligação destas empresas investigadas com o PSDB e PFL em anos anteriores começam a brotar. Agora o que não dá pra engolir é esta farsa destas CPI's, e este teatro de interrogatórios sem clareza nem objetivo, de tantos parlamentares despreparados, e que certamente estão mais interessados em autopromoção do que em resolver alguma coisa.
No meu ponto de vista, a batata começou a esquentar em 2002 quando, no início do governo Lula, uma massa de milhares de cargos de confiança de órgãos federais de todo o país tiveram seus ocupantes trocados por gente que joga no time do atual governo. Não que ocupar com gente nova - e talvez até inexperiente - seja melhor. Mas sim porque, neste momento, os elos das correntes de uma teia começam a se partir, e organizações paralelas começam a se enfraquecer. O resultado é previsível: uma reação em cadeia. "Se me derrubar, eu levo um monte de gente junto comigo".

Como eu já havia dito antes, não é minha intenção aqui defender o PT, muito embora em alguns momentos possa ter parecido. Mas esta crise política, que provavelmente é conseqüência destas mudanças promovidas no início do atual governo, me soa muito mais como uma coisa positiva do que negativa dele. Alguém se recorda de um outro momento político com tanta corrupção desmascarada num intervalo de tempo tão curto?

Pois bem que, se a coisa é generalizada, seria o caso de se atacar a impunidade proposta pela própria lei, que contempla desde a imunidade parlamentar até penas mais suaves para crimes eleitorais. Mas ainda assim o mal não será combatido. Pior ainda como vem sendo feito, cortando-se apenas os seus ramos e folhas.
Corrupção é uma praga de geração expontânea. Ela está sempre brotando, nas empresas privadas e órgãos públicos, sejam do Brasil ou pior ainda dos EUA, seja do Oriente ou do Ocidente, envolva ela muito dinheiro ou pouco dinheiro. Onde houver homem e dinheiro, haverá sempre corrupção.

2 Puedes hablar:

Blogger Unknown said...

Escrevi sobre esse tema há algum tempo... E falei lá no meu blog exatamente o mesmo que você falou aqui... Só posso concluir, Fabrício que das duas uma: ou somos os dois muito burros e não estamos entendendo nada... ou as pessoas estão preferindo a solução simples sugerida pela mídia de, somente atacar o PT, sem se fazer uma análise mais profunda da situação...
Acho que vou ficar com a primeira opção... hehehe

terça-feira, agosto 02, 2005 11:55:00 PM  
Blogger Unknown said...

Bom, de qualquer maneira o PT vai ser atacado, porque ano que vem é ano de eleição.
Esta crise é a faca e o queijo...

quarta-feira, agosto 03, 2005 8:18:00 PM  

Postar um comentário

<< Home