<body>

domingo, agosto 06, 2006

DONA EDITH LEITE

LA GARANTÍA SOY YO

Venho há alguns dias tentando inscrever a Sra. Edith Leite de Oliveira no Guinness Book. Entrei no site, li todos os termos e FAQ's, preenchi todo o cadastro, enfim, resolvi toda a burocracia eletrônica que era requerida. A categoria "maior tempo de experiência em bandolim" não existe, o que a colocaria numa situação mais confortável, com seus relevantes 83 anos de experiência.
Para quem não conhece Dona Edith, ela é bandolinista. Nasceu em setembro de 1915, na cidade de Senhor do Bonfim - Bahia. Começou a aprender o instrumento em dezembro de 1922, com uma professora de artes contratada pelo seu pai. Até onde eu saiba, não possui habilidades de leitura musical ou conceitos teóricos. Mas possui um ouvido louvável, sendo capaz de executar de imediato qualquer melodia que lhe for exibida. E assim continua até hoje.
Pela influência dela aprendi música, também empiricamente. Foi na casa dela que, aos meus aproximados 7 anos de idade - mera coincidência - executei minhas primeiras notas num pequeno órgão de gaitas que ali pairava junto com outros instrumentos, como um violão, uma mini-harpa e um violino. É consequência dela, também, o pouco de bandolim que aprendi a tocar - além da guitarra e do teclado.
Pois bem, voltando à inscrição. Vem a segunda parte da burocracia: tenho que enviar um fax para a Bélgica, contendo todo um documento de protocolo com 25 páginas (não excluíveis, segundo os termos do concurso), anexando cópia dos documentos pessoais, e é claro, evidências.
Ora, como vou ter evidências de que, naquele natal sem neve de 1922, em plena fazenda de meu bisavô, minha avó paterna começara a dar as suas primeiras notas no bandolim? Que provas de talento, bom ouvido e apreço pela música datariam de dezembro de 1922 e resistiriam até hoje? Vídeos??? Fotografias? Ou quem sabe um laudo técnico pericial, escrito e assinado por Heitor Villa Lobos, e corroborado por duas testemunhas? Sugestões são muito bem vindas.
Bom, segundo minha tia - a primeira de suas filhas mulheres - depoimentos de testemunhas só seriam possíveis por meio de sessão espírita.

4 Puedes hablar:

Blogger Desavexando said...

que bom encontrar alguem que nao concorda! hehe...

e amei o texto...aliás, todos são muito bons... vou linká-lo no meu, ok?!

bjo moço ;)

domingo, agosto 06, 2006 11:20:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu concordo com os predicados que você atribui a ela, são mais do que merecidos.
A informação que penso eu, deve ser enviada à Bélgica, é que mais do que o conhecimento, ela tem a sensibilidade que falta à muitos que se dizem músicos.

segunda-feira, agosto 07, 2006 3:53:00 PM  
Blogger Vinnodha O Polêmico said...

ei seu moço, sempre que você editar teus rascunhos, faça o favor de atualizar as datas.

terça-feira, agosto 08, 2006 3:32:00 PM  
Blogger Desavexando said...

atualiza!
atualiza!

quinta-feira, agosto 10, 2006 12:59:00 AM  

Postar um comentário

<< Home