<body>

segunda-feira, julho 17, 2006

REENCARNAÇÃO: VOCÊ ACREDITA OU NÃO?

FE

Com o profundo respeito aos que acreditam - inclusive porque fui espírita até os meus 12 anos de idade, e tenho, além do berço, muitos amigos que o são - devo dizer que não. Não concebo hoje que a consciência, em sua essência, transborde o volume de um cérebro neuronal; tampouco creio que ela ou qualquer um de seus caracteres sejam transferidos após a morte para um outro cérebro.
Nota-se que a idéia de reencarnação no ocidente se difundiu massivamente nos últimos cento e cinquenta ou talvez duzentos anos. Hoje, sobretudo no Brasil, não se vê esta crença apenas nos espíritas e nos membros das escolas iniciáticas de caráter oriental. Ao contrário, vê-se muitos, declarados como não-religiosos ou até mesmo católicos, simpatizantes da idéia do nascer de novo.
Por mais que se justifique que os argumentos da reencarnação não provieram da criatividade consciente do homem, a autoria humana sobre ela é plenamente plausível. Se tentarmos olhar para o conceito de reencarnação com outros olhos, veremos que ele tem se propagado com tamanha rapidez, em notáveis momentos históricos, na medida em que a qualidade de vida do homem tem aumentado.
Não há como negar que a qualidade de vida vem aumentando drasticamente desde os últimos duzentos anos: redução da mortalidade, das pestes e pandemias, longevidade, melhoria na alimentação, medicina, saúde, diversão, conforto, tecnologia, energia elétrica, cinema, informática, video games, internet, sexo seguro, saneamento básico, culinária, beleza, educação, climatização, banho quente, e uma imensidão de outras coisas que tornam a vida aqui na terra muito interessante.
Com base nestes argumentos, fica até compreensível que se deseje voltar à vida, do que ir para um paraíso e ficar sentado no gramado alisando leõezinhos para sempre.

8 Puedes hablar:

Anonymous Anônimo said...

não acredito, na verdade sequer existe comprovação de que existe uma encarnação quanto mais uma [re]encarnação, a menos é claro naqueles casos previstos na lei dos relacionamentos sufocantes em que uma pessoa pega bastante no teu pé(e/ou em outras partes do corpo) e quando tu finalmente pensa que se livrou da dita cuja, ela começa tudo de novo. donde vem o provérbio popular da década de setenta: "desencarna porra!!!"

terça-feira, julho 18, 2006 10:54:00 AM  
Blogger Vinnodha O Polêmico said...

fui eu quem fiz o comentário acima.

terça-feira, julho 18, 2006 11:44:00 AM  
Blogger Vinnodha O Polêmico said...

fui eu quem fiz o comentário acima.

terça-feira, julho 18, 2006 11:44:00 AM  
Blogger Unknown said...

Eu quem???

terça-feira, julho 18, 2006 12:38:00 PM  
Blogger Babs said...

O curioso de quem acredita em reencarnação não é apenas sua expectativa em relação as próximas encarnações, mas a crença comum de que se foi alguém importante... Coincidentemente há poucos relatos de encarnações passadas como escravos, lixeiros e etc...

terça-feira, julho 18, 2006 8:00:00 PM  
Blogger Vinnodha O Polêmico said...

eu voltei a blogar e me esqueci como é que troco o nome da tela de frente. Sou eu Ciro.
Verdade, eu não conheço ninguem que tenha dito ter sido um boiola, um estuprador, um eunuco, ou coisas assim... por outro lado, a quantidade de Cleopatras que eu já conheci... Os budistas diante desta situação constrangedora criaram a teoria da fragmentação da consciência, a qual declara que uma única pessoas pode ter vários aspectos da sua personalidade divididos e nascidos em corpos diferentes (vide : O Pequeno Buda), desta forma Clodovil, Roberta Close, Marcola e o Dalai Lama, podem muito bem ser a mesma pessoa.

quarta-feira, julho 19, 2006 11:25:00 AM  
Blogger Unknown said...

Ciro, eu admiro esse seu jeito sarcástico de ser :)

quinta-feira, julho 20, 2006 12:19:00 AM  
Blogger Vinnodha O Polêmico said...

Eu acabo de chegar a Salvador, não tenho a mínima idéia de quanto tempo vou ficar na cidade, minha instabilidade mental aumenta a cada dia que passa, o que me leva a viajar constatemente para vários locais, espero ir parar na Cordilheira dos Andes, quero ir até lá para mostar que eu tambem sou homem, não sei o que foi que as mulheres viram nesse tal de Macho Pichu.

sexta-feira, julho 21, 2006 2:26:00 PM  

Postar um comentário

<< Home