<body>

quarta-feira, agosto 02, 2006

O JÚRI

CINE

Não foi a primeira vez que assisti a "O Júri", de 2003, escrito por John Grisham e dirigido por Gary Fleder ("Runaway Jury", no seu título original). E também não foi sem motivos.

Assim como o filme descrito meu último post, é mais um roteiro sobre relações humanas. Nesta obra de cenas velozes e entrelaçadas - coincidência ou não, com John Cusack - também se abordam manipulação, ambição e corrupção, onde há um destaque especial para o poder de influência e a habilidade em reagir a mudanças rápidas. Porém, o que não havia de sensacional no filme anterior, neste há.

Muito embora a minha simpatia pelo gênero não ser novidade, existem outros fatores a serem relevados. A obra também parece se preocupar em preservar elementos do bom cinema, tais como a riqueza de detalhes importantes embutidos no cenário, na temporalidade e na causalidade.

Frase interessante: "O dinheiro muda as pessoas".

3 Puedes hablar:

Blogger Babs said...

Não achei esta uma das melhores obras do John Grisham. Para falar a verdade, filme americano sobre advogados sempre se esforça para mostrar como eles são a escória.Manipuladores, imorais, seres de falas e idéias do inferno. Talvez isso seja produto de sua cultura, onde ninguém assume o que lhe acontece e todo mundo se processa. Odiar o advogado nesse caso é mais do que tapar o sol com a peneira, é o mesmo que culpar o mensageiro pela mensagem...

quarta-feira, agosto 02, 2006 7:35:00 AM  
Blogger Unknown said...

Não, não é o mesmo. Advogados são tão mentores quanto são capazes, e na proporção direta do dinheiro em questão.

Veja no dia-a-dia. Em muitas das pessoas que acionam advogados, sobretudo as menos abastecidas de cultura. Em tese, o advogado é o consultor que fará o cliente chegar aos seus interesses, usando a lei como ferramenta.

Na prática, são os clientes que são os meios de fazerem os advogados chegarem aos seus intere$$es.

Não culpo os Norte-Americanos. Não neste caso. A realidade pode até variar de intensidade em outros lugares, mas o vetor aponta mais ou menos para a mesma direção.

quarta-feira, agosto 02, 2006 5:19:00 PM  
Blogger Vinnodha O Polêmico said...

eu não culpo os norte americanos de nada, na verdade nehum país se tornou de primeiro mundo sendo bondoso e honesto. O Brasil é o primeiro a tentar fazer isto e vejam o resultado: ao invés de roubarmos e extorquirmos o que é dos outros para nosso conforto, progresso e bem estar, roubamos o que é dos nossos para dar aos de fora. Eu sou totalmente a favor do massacre das criancinhas do Líbano desde que isto traga algum lucro para nós.

quinta-feira, agosto 03, 2006 7:45:00 PM  

Postar um comentário

<< Home