<body>

domingo, setembro 24, 2006

ARTE, AMOR E ILUSÃO

CINE

Um filme de Neil Labute, de 2003, com Rachel Weisz e Paul Rudd (The Shape of Things, no título original). Uma produção restrita, e não muito divulgada. Nem todos os cinéfilos o conhecem. Para se ter idéia, deu um certo trabalho pra conseguir encontrá-lo nas locadoras daqui de Salvador.

Um filme genial, sobre sedução e manipulação. É genial porque todo ele – roteiro, sinopse, arte da capa, tudo – foi tramado para iludir o espectador até os seus minutos finais, fazendo-se passar por um filme romântico comum. Até a locadora caiu no conto do vigário, pois a única cópia que eles tinham estava perdida na sessão de comédia romântica.

A história inicia com uma estudante de artes (Rachel Weisz) que conhece um funcionário de um museu (Paul Rudd), de onde se desencadeia um romance. A estória também envolve um outro casal de amigos deste rapaz, cujos envolvimentos eventualmente se cruzam entre os casais.

O filme, volta e meia, está tocando nos pontos de vista do artista. Como parece ser do apreço deste diretor, ele mostra até onde é capaz de chegar um ser humano a fim de se fazer realizar a sua arte. E mostra o quanto o sentimentos humanos podem ser descartados em prol de excentricidade.

Frase: “Moralistas não têm espaço na arte”.

2 Puedes hablar:

Blogger Isadora said...

Não vi esse filme, mas resolvi comentar por ler a maioria dos posts até agora, e achar estupendo! Otimas opiniões, adoráveis críticas cinematográficas, comentários políticos interessantíssimos (principalmente o comentário sobre Comunismo, que eu adorei) e tudo o mais...
E sabe o que mais me impressionou ? vc JUSTIFICA o texto !! puuutz, achei isso fabuloso, eu nao escrevo nada alinhado de outra maneira, e nao gosto de ler nada que nao esteja justificado, e vc se preocupa com isso, de modo que o blog está visualmente perfeito!

Adorei, e volto mais vezes!

quarta-feira, outubro 18, 2006 8:09:00 PM  
Blogger Unknown said...

Obrigado, Isadora! Gentileza sua.

Também prefiro ler textos alinhados. Fica visualmente mais agradável.

sábado, outubro 21, 2006 3:31:00 PM  

Postar um comentário

<< Home