<body>

domingo, agosto 27, 2006

TESS - UMA LIÇÃO DE VIDA

CINE

Dirigido por Roman Polanski, é um bom drama, de 1979, com Nastassja Kinski. O filme foi adaptado do livro Tess of The d'Ubervilles, escrito por Thomas Hardy, em 1891. Trata-se da estória de uma pobre camponesa que descobrira descender de uma família nobre inglesa, e que, na tentativa de resgatar a sua nobreza, se submete a infelizes episódios. A estória também se dá ao final do século XIX.

Em princípio tinha achado o filme chato e demasiado longo, pelo menos nos seus dois primeiros terços. O diretor explora demais o uso de cenas cotidianas. Porém, o filme traz uma certa guinada ao seus momentos finais, que o tornam significativamente interessante, e é claro, menos trivial.

A grande exploração de cenas cotidianas até tem seu lado positivo, pois retrata com bastante detalhe a vida e a cultura da ocasião. Outro mérito do filme é o seu figurino. Jamais vi um filme de época ilustrar um figurino com tamanha perfeição, onde até mesmo a descostura das roupas é realçada com realismo.

A estória, em geral, é triste. E a lição trazida no filme - com ironia ao título da versão traduzida para o português - não é lá muito interessante. Com o perdão dos leitores, o que se dá pra extrair da película é que Pobre tem mais é que se f****.

Frase: "Você não é a mesma pessoa com quem me casei."

2 Puedes hablar:

Blogger Vinnodha O Polêmico said...

o maisinteressante nesta época (fimdos 70e início dos 80) é que todo diretor que queria comer Natassia Kinski dava umfilme prela fazer. Ela até que émeio bonitinha,masnunca conseguiu convencer muito. Devo admitir que ela fez uns papéis legais,mas não de muito impacto. Afinal de contas onde é que elafoi parar?

segunda-feira, setembro 04, 2006 10:06:00 AM  
Blogger Unknown said...

Não tenho a menor idéia.

segunda-feira, setembro 04, 2006 11:41:00 PM  

Postar um comentário

<< Home