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sexta-feira, setembro 01, 2006

CARRO MOVIDO A ÁGUA?

FÍSICA

Há muito tempo se ouve uma teoria sobre um magnífico carro, proposto por um inventor bastante solidário e ecológico, e que bastaria, ao invés de gasolina, de um pouco de óxido de hidrogênio – substância bastante abundante tanto na superfície do nosso planeta quanto nos nossos reservatórios de banho – para fazer o seu motor funcionar. Esta utópica solução faria com que bastasse uma mera torneirinha por perto para garantir uma boa autonomia de locomoção.
Conta-se ainda que este sério candidato a Prêmio Nobel da física (para não dizer da literatura) desapareceu misteriosamente pouco após ter publicado seu invento. Este homem – conta-se – teria sido provavelmente assassinado pelos gigantes da indústria petróleo, uma vez que se tratava de uma séria ameaça aos imensos lucros de empresas como a Petrobrás. Junto com ele, desaparecera também o resultado de sua pesquisa.
Pois bem que, ao que se conclui, esta linda estória não passa de mais uma teoria conspiratória – isto é, aquele tipo de teoria normalmente pseudo-científica, e que não basta ser polêmica; tem também que ser acreditada. Daí que, há alguns anos atrás, eu como bom peregrino da ciência fui investigar o assunto “carro a água”, e me deparei com a óbvia conclusão de que isto não passa de falácia.
Ao que parece, a expressão movido a água teria sido cunhada a partir de um equívoco de interpretação sobre o motor a hidrogênio H2 - um gás combustível e bastante reativo – e que tanto já é operado quanto existem pesquisas públicas sobre ele ao redor do planeta. O combustível não é a água, e é aí onde mora o engano. A água é meramente o subproduto da combustão do hidrogênio, tanto quanto o gás carbônico o é a partir da queima dos hidrocarbonetos.
Motores a hidrogênio costumam ser usados por naves espaciais e aeronaves que voam a grandes altitudes, ao que parece, por questões de embarcabilidade e ambientais, e não por viabilidade energética. O problema é que o gás hidrogênio não é facilmente encontrado na natureza, e para produzí-lo sob demanda, seria necessário algum processo tal como eletrólise, que além de – ironicamente – água, envolve bastante energia. Ou seja: para produzir a “energia”, eu vou precisar consumir energia (Lavousier). Onde está mesmo a vantagem?
Agora essa estória de abastecer o motor com água, esqueça. Na água, em sua fórmula natural H2O, é desconhecido qualquer poder de reação química capaz de produzir energia suficiente para mover motores com dezenas ou centenas de cavalos-vapor, tal como requer um carro popular mínimo. Acreditar que um ínfimo litro de gasolina, com seus aproximados 34 Mega Joules, possa ser substituído por alguma quantidade viável de água em temperatura ambiente, é bastante prazeroso. Mas passa muito longe do bom senso. Aliás, são bastante incomuns as fontes de energia – além da nuclear, dos derivados do petróleo, do álcool e do biodiesel – que possuem densidade energética similar ou superior à da gasolina.
Se a informação do motor movido a água procedesse, e este ícone da fonte da vida fosse um bom combustível líquido, eu me espantaria com o quanto que as maquiavélicas e conspiratórias empresas de petróleo – como são atribuídas – conseguiriam ser, contraditoriamente, ignorantes e bitoladas. Como estas empresas poderiam optar por não parar de investir tantos bilhões de dólares em pesquisa e otimização de complexos processos de extração e refino de petróleo?
Elas economizariam muito mais dinheiro abrindo uma torneira da EMBASA, ou extraindo água de um rio. Daí, basta colocar um corante e batizar de combustível flex-power-plus, com letrinhas minúsculas informando duzentos mil veículos quiescentes, que as vendas sairiam – com ironia e tudo – que nem água. Afinal de contas, o marketing da fórmula oculta está bem em vigor.

28 Puedes hablar:

Blogger Unknown said...

São movidos a álcool. :)

sábado, setembro 02, 2006 7:55:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

fala, fabrício blogueiro !

Só assim pra aumentar o faturamento da embasa.
Para um carro funcionar com água basta acoplar um Mr. Fusion. Nunca assistiu "back to the future 2"

sábado, setembro 02, 2006 12:33:00 PM  
Blogger Babs said...

Que pena, mais uma utopia bonita...

sábado, setembro 02, 2006 8:14:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Poxa, seria uma coisa ótima e fosse viável!
So que pena que não é ...e acho que não será! :S
E pena que existem os grandes.... que não respeitam a concorrência e são capazes de jogo sujo pra se manter no topo! Bjao!

sábado, setembro 02, 2006 8:42:00 PM  
Blogger Unknown said...

Pena que existem os grandes, nada.
Agradeçamos muito a eles.

Já pensou se não houvesse Petrobrás? A miséria de subdesenvolvimento que a gente ia viver? Andando a carroça e a trem de carvão...

Ou então pagando fortunas por uma gasolina importada mirrada e cara... Subdesenvolvimento do mesmo jeito.

Bjs

domingo, setembro 03, 2006 12:53:00 AM  
Blogger Vinnodha O Polêmico said...

Nas minha incursões pelo Brasil adentro, eu cheguei em Natal-RN, lar do suposto gênio da hidrologia. lembro-me que ná época um cara lá em Londres disse que ele é que havia descoberto e não o brazuca.
polêmicas à parte, eu não duvido que algum dia a água possa servir como elemento gerador de energia. logicamente não será uma energia combustível(derivada da combustão), pois até agora ninguem descobriu um modo de queimar a água, exceto pessoas que não sabem cozinhar.

segunda-feira, setembro 04, 2006 10:50:00 AM  
Blogger Unknown said...

No dia que a água for viável como fonte de energia, o nitrogênio também deverá ser.

segunda-feira, setembro 04, 2006 5:13:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

procurem por 0405919A1, quem sabe um dia vocês acreditam. e sobre teoria de conspiração, procure por flúor na ww2

terça-feira, outubro 17, 2006 5:56:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

A informação do carro a água procede, porém utilizado o "boi de piranha" para desqualificar o feito. Nada mais conveniente que atribuir a descoberta a um "fulano desconhecido" e não à um laboratório de indústria conhecido.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007 1:56:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

esse homem existiu no brasil em 1975, o nome dele era nicanor maia e realmente desapareceu durante o regime militar, devido a motivos obvios. Existe tbm uma reportagem sobre um outro inventor que conseguiu o mesmo feito, Stanley Mayer. pequisem! vcs vão descobrir que existem muitas tecnologias simples que são suprimidas pelos grandes captalistas.

quarta-feira, maio 30, 2007 9:29:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

vcs dizem que água nao tem combustão??? O pior pesadelo de uma empresa de fundição é a presença de água em uma caldeira com ferro derretido!!! várias explosões que ocasionaram até mortes ja aconteceram por esse contado de sucata de ferro com agua(úmida)com ferro derretido!!! Água é H2O que quando quebrada essa molécula obtém-se 2 átomos de hidrogênio que é altamente inflamável e 1 átomo de óxigênio que é necessário para que haja a combustão. Então os dois elementos aliados a alta temperatura teremos uma combustão que ira gerar um sub-produto que é a AGUA!!!

domingo, julho 22, 2007 2:30:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

eletrólise, é só uma questão de eletrólise.

terça-feira, julho 24, 2007 11:00:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

A humanidade avaça passo a passo.
http://youtube.com/watch?v=n_XVVLLt1JA

domingo, agosto 26, 2007 2:48:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pessoal,

Isso funciona de verdade.
Ocorre que a base não é reação quimica, e sim trocas de calor baseadas no conhecido ciclo de compressão a vapor largamente utilizado em refrigeração, so que nesse caso ociclo é aberto

sexta-feira, janeiro 18, 2008 10:13:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quem domina inglês entre no site www.4shared.com e pesquise sobre "how to convert your car to run with water" - eu achei o documento, de um tal de ezine spirit of m'aat, e estou traduzindo. Tem um guia passo-a-passo para converter o carro para rodar com hidrogênio obtido da eletrólise da água.

quinta-feira, maio 29, 2008 8:49:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

veja isso e de muitas risadas http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2487&contentid=202821

quinta-feira, junho 19, 2008 7:11:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

cara eu vi no terra tv o carro movido a agua invenção japonesa como sempre. tem un link http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2487&contentid=202821 o futuro ta ai.

quinta-feira, junho 19, 2008 7:15:00 PM  
Blogger Unknown said...

poxa!Deixa a gente sonhar um pouquinho...sonhar ou imaginar que
algum dia agente possa encher nosso
tanque com a agua da torneira de casa não custa nada eheheeh!!

sábado, junho 28, 2008 9:42:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

É claro que és um cético e ainda não bem informado.
A referência "movido a água" e justamente pela utilização deste líquido na eletrólise e não em bruto.
Já nos idos anos 70, o Sr. nicanor andava com uma kombi movida a "água" mas logo sumiu do mapa.
Stanley mayer, nos EUA, também sumiu.
Hoje alguns aparatos proporcionam uma economia de combustível que varia de 20 a 60 ou 70% (o que não é pouco). Pesquisa mais.

Mas a nova onda agora são os motores eletromagnéticos. Porém já vi que é perda de tempo continuar a conversa.

sábado, novembro 22, 2008 7:15:00 PM  
Blogger Unknown said...

Anônimo (último), seu comentário tem traços muito semelhantes ao dos esotéricos pseudocientíficos que alimentam-se mais do prazer do extraordinário do que de algo fatídico que leve a algum lugar sensato.

Confesso-lhes (a você e a meus demais leitores) que reli seu comentário algumas diversas vezes, e ainda assim não consegui encontrar nenhum nexo entre os próprios parágrafos! Quem irá buscar isto em fontes... Estes parágrafos mais parecem uma enxurrada de "bela retórica" do que de consistente.

Parece-me uma técnica bem comum: usar palavras bonitas, que fazem o proferidor parecer um "guru" no assunto, e ao mesmo tempo deixar o interlocutor ávido, por ter a sensação que ele ainda não conhece nada de nada.

Ademais, só posso concordar com seu último parágrafo sobre a perda de tempo em estender a conversa. Não tô muito afim de ficar gastando verbo com místicos e pseudocientistas.

Abraços.

sábado, novembro 22, 2008 8:10:00 PM  
Blogger O Inconformado said...

Este comentário foi removido pelo autor.

domingo, janeiro 04, 2009 11:30:00 AM  
Blogger O Inconformado said...

Caro Fabricio Mota,

Cumprimentos deste lado do Atlântico. Li os seus comentários acima e devo dizer que de facto a sua postura é interessante. De facto, eu próprio nunca vi um carro "movido a água". No máximo o que encontrei foram tutoriais duvidosos escritos a Comic Sans Ms. Duvidosos logo à partida, é verdade. Contudo, vejo nos seus comentários um não sei quê de conformismo com os "grandes". Sinceramente, pergunto-me qual será o seu interesse nos lucros dos gigantes. Talvez seja uma daquelas criaturas, em vias de extinção, que ainda acredita nas liberdades e prosperidades prometidas pelo modelo Capitalista.

"Pena que existem os grandes, nada. Agradeçamos muito a eles. Já pensou se não houvesse Petrobrás? A miséria de subdesenvolvimento que a gente ia viver? Andando a carroça e a trem de carvão... Ou então pagando fortunas por uma gasolina importada mirrada e cara... Subdesenvolvimento do mesmo jeito."

Isto lembrou-me o actor Aaron Eckhart, no papel de Nick Naylor em Thank You For Smoking.

Além disso, a Terra foi considerada plana por muito tempo. Até ao dia em que um "esotérico pseudocientífico que se alimenta mais do prazer do extraordinário do que de algo fatídico que leve a algum lugar sensato" provou o contrário.

Para deitar por terra sonhos e projectos que só trariam o bem geral, já nos chegam as grandes sanguessugas económicas. Talvez devesse ser como os outros que simplesmente ignoraram a sua opinião em vez de ter perdido este tempo para comentar.

Cumprimentos

domingo, janeiro 04, 2009 11:36:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Quem se interessar pelo assunto, pode dar uma olhada na matéria abaixo. Parece que o "carro a agua" não é tão utópico assim:

http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_472608.shtml

domingo, março 01, 2009 10:08:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Fabrício.

Primeiro Gostaria de categoricamente afirmar que você está errado em boa parte de suas afirmações. Segundo que deveria ir mais fundo nas suas pesquisas, antes de tirar conclusões precipitadas, afinal temos no mundo todo projetos correndo com relação a este tipo de energia e tecnologia.

Gostaria de explicar como funciona um carro "Quase" movido a água, sim porque percebeu bem que não pode ser movido 100% a água, pois existe uma “tal” de lei da termodinâmica, não podemos criar um Moto-Continuo(Ou maquina de movimento perpétuo, Ainda), ou seja veiculo auto-suficiente.

O funcionamento se dá pela Célula de eletrolise, que produz um gás, chamado, Brown que é produzido e conduzido para o motor do veiculo, melhorando a queima, já que tem 3 vezes mais força que a gasolina.

Qual o X da questão, o que impede que se tenha uma autonomia maior, ou que beire os 100%, simples, se resume à eficiência energética, produzir MAIS gás Brown(HHO) com menos Energia!

Realmente veiculo movido 100% a água, ainda não existe, ou se existiu algum dia, pode ter sido do Stan Meyer, que faleceu de intoxicação alimentar, e seu irmão hoje se encontra desaparecido(não vou entrar no mérito dos mitos, historias etc, me manterei centrado em fatos comprovados), bom é difícil conseguir 100%, mas não é impossível, talvez não com esta tecnologia, talvez com outra. Fato que é muito mais fácil extrair H2 sob demanda(e menos perigoso) do que estoca-lo e armazena-lo hoje.

Juntando ao fato que não temos infra-estrutura, nem métodos de produção de Hidrogênio ainda com eficiência energética adequada para se usar somente ele em veículos ou outra qualquer substituição de combustível fóssil, bem lembrado por você com relação à “qual vantagem em se usar energia para produzir energia”.

Um detalhe a observar, é a queima de combustível, fóssil ou não, produz(ou melhor converte) energia térmica, em cinética e luminosa, reaproveitar isso junto ao o movimento do carro(com um Dino), por exemplo numa frenagem, garante um ligeiro reabastecimento da bateria do carro assim como usado na tecnologia da construção do carro TESLA.

Alias como já dito o maior desafio é a eficiência energética durante o processo de eletrolise.
Meu projeto estimo quase 5,0 l/s de HHO(Gás Brown resultante da eletrolise) com minhas células usando 15Amp apenas, o suficiente para dependendo do tamanho e forma de condução do veiculo ao menos economizar bastante gasolina.
Agora a meta é aumentar a eficiência do sistema para quem sabe beirar 80% de redução de consumo.

Resumindo: Tais carros movidos “a água” na verdade são “híbridos”.

Particularmente vejo mais possibilidades do que barreiras.

Sobre a Petrobrás, bom vejo que é muiiiiiiito mal informado, nossa gasolina tem preço internacional Comprada em dolar também e ainda tem carga tributária altíssima, fora que o petróleo da Petrobrás vai para fora do Pais e nosso petróleo vem de fora, nossas refinarias não conseguem refinar um petróleo tão “Puro” quanto o nosso, sem tanto enxofre, engraçado, refinamos petróleo estrangeiro enquanto enviamos nosso petróleo para fora, ou seja poluímos mais, mas pra cada Barriu que sai, compramos mais 2x pra compensar a diferença. Quanto a isso, amigo estou ao lado da refinaria de Paulínia.

Ela poderia pegar fogo, explodir, evaporar, ou qualquer coisa do tipo, estamos começando uma nova era, que precisa quebrar, derrubar e sumir com velhos paradigmas.

Carros elétricos são o futuro e já o presente o HHO pode ser uma alivio para nossos bolsos e isso é uma realidade Cientificamente indiscutível.

E sabe o que é pior, se pode fazer em casa os aparelhos necessários ou se comprar algum pronto de algumas pessoas que importam e vendem, eu optei em fabricar o meu, me informando, estudando, buscando entender os processos químicos, também Mecatronicos envolvidos neste projeto, isso tudo por Hobby, não penso em comercializar absolutamente nada, apenas quero um carro mais econômico e menos poluente.

Abraços

domingo, março 22, 2009 10:26:00 PM  
Blogger Gilberto said...

gostaria de sugerir que voce teste um desses equipamentos que oferecem a economia de combustivel ussndo a agua como fonte de hidrogenio.
abraço
gilberto

domingo, julho 22, 2012 3:27:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que é interessante questionar o comentário do site.
Dêem uma lidinha neste site: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_472608.shtml

sábado, novembro 03, 2012 12:53:00 AM  
Anonymous Sadraque Venancio said...

Nada é impossível!

quinta-feira, julho 25, 2013 2:15:00 PM  
Blogger Unknown said...

Bom, O inventor é verdadeiro,a estória acima não, não lembro o nome dele, o inventor era morador da ilha do governador no Rio de Janeiro, Lembro que a sua invenção apareceu no fantástico, ele era biólogo e se não me engano trabalhava em pesquisar na UFRJ. Na época da matéria do fantástico, ele foi detido e obrigado a informar todo o processo da sua invenção para autoridades estaduais, federais e para técnicos da PETROBRAS, foi obrigado a se calar, porém deixaram ele continuar usando o seu carro movido a água destilada. Dizem que ele foi transferido para a amazônia e colocaram ele em um projeto que nada tinha a ver com o que ele mais gostava.

sexta-feira, junho 05, 2015 2:15:00 PM  

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