<body>

quinta-feira, julho 30, 2009

LEGUME

QUESTIONAMIENTOS

Este post inaugura uma nova sessão, que tem, por essência, fazer o oposto do que eu costumo fazer com as outras. Isto quer dizer, ao invés de eu trazer, aqui nesta mídia, informações que considero úteis a meus camaradas, trago-os questionamentos meus que ainda não tive resposta.

E convém que nossos queridos leitores, amigos, pensadores, ou mesmo web-turistas respondam, trazendo suas contribuições.

E eis que o primeiro questionamento é:

O que é um legume?


8 Puedes hablar:

Blogger Oto Paim said...

Oba, seu fabrício! Há algum tempo que queria passar por aqui...
Vamo lá: a língua portuguesa é um monte de "sublínguas" mantidas unidas à força de uma gramática pé-no-saco e de um consenso onde os falantes de "português" fingem que é tudo uma línga só...
Legume tem dois significados na botânica e trocentos na linguagem popular.
Na botânica nomeia as espécies de uma família de plantas (é um daqueles nomes em latim que só servem como trava-línguas) e nomeia também o fruto daquela mesma família, que a gente chama de vagem.
Na línguagem popular cada um tem sua própria tabela de legumes, verdura e afins: pra mim verdura é cenoura, chuchu, abóbora...; Já hotaliça é alface, couve, repolho...; E cereal é milho, feijão, arroz...; O resto é legume.

sábado, agosto 01, 2009 1:18:00 PM  
Blogger Unknown said...

Ou seja, cada um dá o nome que quer! Inclusive os botânicos! :)

O lance é que eu sempre tive a sensação que "verduras e legumes" era uma expressão atômica, inseparável...

terça-feira, agosto 04, 2009 2:46:00 PM  
Blogger Oto Paim said...

"expressão atômica"... vou me lembrar disso.

quinta-feira, agosto 06, 2009 7:07:00 PM  
Blogger Alexandre M. Lima said...

Legume é um vegetal do grupo das leguminosas. Exemplos: feijão, ervilha, vagem, fava, lentilhas. Verdura é um termo genérico, usado para designar hortaliças, que são aquelas plantas folhosas que se comem em saladas, como coentro, alface, repolho, couve, etc. Mas existe muita confusão nessas denominações. Tem gente que chama de verdura pimentão, tomate, pepino, chuchu. Na verdade isso tudo são frutas. Usam-se muito o termo legume como se fosse sinônimo de hortaliça, mas é errado.

sábado, agosto 15, 2009 9:30:00 PM  
Blogger Carol said...

Olha, eu acho que legume é um fruto, desses que não são nem folhagem e nem fruta (se bem que tomate é fruta e também é considerado legume...)
Ah, e eu fiquei chocada ao saber que amendoim é legume!

domingo, agosto 16, 2009 8:43:00 PM  
Blogger Oto Paim said...

Ô... amendoim? Aonde!!!

quarta-feira, agosto 26, 2009 8:50:00 PM  
Blogger Janilton said...

Le Gume - Expressão francesa que designa um dos dois gumes que uma faca de dois gumes possui.

Denotativamente o outro lado da moeda de alguma situação que possui duas saídas perigosas.

Ou como se diria "equivocadamente" em frances: "C'est un couteau de deux tranchants"

Que corretamente pronunciado seria:

"Iá uma faquê de dois Le gumê !!"

quinta-feira, outubro 22, 2009 3:57:00 PM  
Blogger Janilton said...

W., seu traidor safado !!! sumistes do meu Blog?

Ou vc só aparece quando eu posto muita coisa???

quinta-feira, outubro 22, 2009 3:59:00 PM  

Postar um comentário

<< Home