<body>

segunda-feira, agosto 22, 2005

PARA SE VIVER DE LUZ

NUTRICIÓN

Bom, sabemos que hoje em dia está na moda viver de luz. Este hábito, tão praticado pelos místicos, parece ser bastante saudável, e ainda evita de trazer ao corpo as toxinas das carnes e outros alimentos de origem animal. Também despreocupa quanto aos tão temidos agrotóxicos da lavoura e aos potenciais riscos - mesmo que ainda totalmente desconhecidos - provenientes dos alimentos transgênicos.

Sabe-se que são inúmeras as vantagens de se viver de luz, para você que quer se candidatar a esta nova prática holística. Eis algumas delas.

- Redução total dos gastos com alimentação;
- Economia de papel higiênico e outros artefatos de higiene pessoal (lei da causa e efeito);
- Economia de água;
- Redução significativa das cáries e dos gastos com dentista;
- Diminuição da obesidade, e dos riscos provenientes dela, tais como doenças cardíacas.

E note que, como trata-se de uma publicação científica, nem estamos contando com outros benefícios como o auto-conhecimento, contato com o eu interior, purificação da alma e outras vantagens que os praticantes garantem desfrutar.

Mas é imprescindível ao novo adepto desta prática saber dimensionar um dado importante, antes de iniciar sua jornada diária de fotossíntese, que é o tempo de exposição ao Sol. É importante que ele procure absorver a quantidade exata de luz, para não engordar demais e nem emagrecer muito (ninguém merece isto...). Esta variável crucial depende dos seguintes fatores:
Cidade onde reside. Cidades com latitudes mais baixas tendem a ter maior incidência da luz solar por metro quadrado. O estado do Ceará apresenta alguns dos mais altos índices de energia solar do globo, com algo em torno de 4,5KWh por metro quadrado ao dia, o que equivale a 3870 kcal. Na Alemanha, esta média gira em torno de 0,8 KWh.
Coeficiente de síntese. Esta variável eu infelizmente não consegui determinar. Tem sido muito difícil encontrar informações sobre que indivíduos fazem mais fotossíntese do que outros, sobretudo os do reino animal - ou hominal, como é o caso. Mas imagina-se que os indivíduos mais verdes (ou menos amadurecidos), os que tem espírito de samambaia, ou aqueles que levem uma vida mais vegetativa, tenham um índice maior (podre essa...).
Peso corporal. Aplicando o índice de absorção energética sobre a quantidade de energia solar em exposição diária, deve-se chegar a uma dieta que supra as necessidades calóricas diárias por quilograma corporal, nãoo ultrapassando este limite. Para se ter uma idéia, recomenda-se que um indivíduo adulto do sexo masculino, com 70 quilos e sem atividade física regular intensa, consuma uma média de 2.800 calorias (kcal).
Mas lembre-se. Os npumeros aqui apresentados servem apenas para uma dieta de referência. Para maiores informações e um melhor acompanhamento, consulte sempre o seu médico ou nutricionista. Não nos responsabilizamos por nenhum dos métodos ou procedimentos realizados pelo paciente.

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home