O BOM DISCURSO
COMPORTAMENTO Y RELACIÓN
Algumas notas relacionadas à diplomacia, liderança, política e persuasão.
Este pequeno guia comentado pode vir a ser útil aos menos afortunados em termos de bom relacionamento, comunicabilidade, persuasão, credibilidade ou respeito. Se bem empregado em ocasião de discursos, debates, negociações, ou mesmo no dia a dia, poderá contribuir nos resultados e objetivos.
1 – Não tentar chocar.
As pessoas não gostam de ser chocadas.
2 – Não usar expressões radicais ou extremistas.
Procurar atenuar as frases (“geralmente” ao invés de “sempre”, “dificilmente” ao invés de “nunca”, etc.), de maneira a se resguardar de possíveis inverdades.
3 – Procurar ser sempre otimista.
As pessoas não gostam de pessoas pessimistas.
4 – Enaltecer as vantagens, atenuar os defeitos.
A propaganda é a alma do negócio.
5 – Não falar de si diretamente.
As pessoas gostam muito mais de falar e ouvir sobre si próprias do que sobre os outros.
6 – Colocar a si próprio e suas próprias vantagens como em terceira pessoa.
As suas qualidades devem sim ser absorvidas, mas subliminarmente.
7 – Não ser arrogante.
As pessoas normalmente detestam pessoas arrogantes. Uma pessoa humilde costuma ser mais carismática, e ainda desarma um possível contrataque.
8 – Mostrar liderança.
As pessoas geralmente preferem ser passivas nas tomadas de decisões, e se fiarem numa pessoa de confiança.
9 – Transparecer segurança às pessoas.
As pessoas costumam buscar num líder uma pessoa de referência, com quem se sintam seguras.
10 – Impor segurança no que se diz.
Até mesmo uma mentira, dita com segurança, pode possuir mais aceitação do que uma verdade quando insegura.
11 – Apelar, se necessário, ao emocional do público.
O apelo emocional das pessoas, como a fé, a piedade, a compaixão e o amor das pessoas são geralmente alvos vulneráveis de persuasão e conquista.
12 – Não se submeter.
Procurar superar as pessoas em termos de autoridade, porém de maneira diplomática.
13 – Não se deixar interromper ao falar.
Uma pessoa que não é interrompida é muito mais vista como aquela que diz as coisas mais importantes. Procurar se impor, deixando transparecer que está falando algo que realmente merece ser ouvido.
14 – Evitar fugir ao olhar.
A fuga ao olhar é um sinal de insegurança.
15 - Evitar afirmar coisas que possam vir a ser contraditas.
Uma pessoa de respeito e influência é vista como aquela que nunca fala inverdades.
16 – Falar sempre de maneira clara e agradável.
A embalagem possui influência direta na imagem do produto.
17 – Não se contradizer.
A contradição é a maior evidência da mentira, e descredibiliza não só a afirmação mas também quem a pronuncia.
18 – Procurar fazer afirmações como sendo verdades e não como suas opiniões pessoais.
As pessoas não gostam de ouvir opiniões.
19 – Procurar usar fontes que inspirem confiança para embasar as afirmações.
As afirmações de autoria própria são altamente questionáveis.
20 – Evitar confrontar uma pessoa diretamente.
As pessoas não gostam de ser confrontadas. Procurar sempre uma maneira tênue de trazer a pessoa do ponto de vista dela até o seu.
21 – Projetar sempre uma imagem de sucesso.
O sucesso é um moto-contínuo. A base do sucesso é a própria imagem de sucesso.
22 – Evitar dizer algo de uma pessoa que não possa ser dito perante ela.
As pessoas normalmente não gostam da falsidade.
23 – Procurar dizer às pessoas o que elas gostariam de ouvir.
As pessoas ainda preferem ouvir o que gostam, mesmo que não seja verdade.
24 – Procurar dizer às pessoas as coisas da maneira que elas melhor gostariam de ouvir.
A maneira como uma coisa é dita influi diretamente na sua aceitação.
25 – Ocultar os fatos ou argumentos negativos relacionados à idéia central, que não precisem ser relevantes.
Argumentos contrários à afirmação de que se tenta convencer, quando ditos desnecessariamente, podem diminuir ou anular a sua credibilidade.
26 – Realçar os fatos ou argumentos positivos relacionados à idéia central, mesmo os que não precisem ser relevantes.
Argumentos a favor costumam melhorar a imagem do que se pretende persuadir.
27 – Atenuar os fatos ou argumentos negativos à idéia que precisem ser relevantes.
Uma vez que o seja realmente preciso mencioná-lo, que este seja o mais tênue e evasivo possível.
28 – Procurar usar o termo “nós” ao invés de “eu” nas ações de mérito.
As pessoas gostam de se sentirem autoras diante das ações de mérito.
29 – Pregar a moral, a ética e o bom senso.
Os valores humanos costumam ser primados e bem recebidos.
30 – Ser objetivo.
As frases objetivas são fáceis de serem assimiladas. As pessoas muito prolixas estão fadadas à incompreensão e à repugnação.
6 Puedes hablar:
Fabrício, na Academia, ou quando dou uma palestra ou capacitação, costumo usar a maioria dessas regrinhas básicas... Mas na minha vida pessoal faço questão apenas de ser honesta... Por isso tem poucos, mas bons amigos!!!
Abraços...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
É, mas não há como negar que a maioria das pessoas que sofrem de falta de bom relacionamento, comunicabilidade, persuasão, credibilidade ou respeito, inclusive na vida pessoal, normalmente pecam em alguns desses itens abaixo... Concorda?
Nota: Esse comentário deletado não tinha nada demais. Era exatamente o mesmo que tem acima, só que incluindo "inclusive na vida pessoal".
Este comentário foi removido pelo autor.
janilton disse...
HAHAHA... Me lasquei nos 30 quesitos.
Isso é bom para o mundo dos negócios, das celebridas e dos políticos...
E concordando com o que a BABY disse: Por isso ando COM MENOS amigos... né não Fabrício?
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