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domingo, julho 31, 2005

O BOM DISCURSO

COMPORTAMENTO Y RELACIÓN


Algumas notas relacionadas à diplomacia, liderança, política e persuasão.

Este pequeno guia comentado pode vir a ser útil aos menos afortunados em termos de bom relacionamento, comunicabilidade, persuasão, credibilidade ou respeito. Se bem empregado em ocasião de discursos, debates, negociações, ou mesmo no dia a dia, poderá contribuir nos resultados e objetivos.

1 – Não tentar chocar.
As pessoas não gostam de ser chocadas.

2 – Não usar expressões radicais ou extremistas.
Procurar atenuar as frases (“geralmente” ao invés de “sempre”, “dificilmente” ao invés de “nunca”, etc.), de maneira a se resguardar de possíveis inverdades.

3 – Procurar ser sempre otimista.
As pessoas não gostam de pessoas pessimistas.

4 – Enaltecer as vantagens, atenuar os defeitos.
A propaganda é a alma do negócio.

5 – Não falar de si diretamente.
As pessoas gostam muito mais de falar e ouvir sobre si próprias do que sobre os outros.

6 – Colocar a si próprio e suas próprias vantagens como em terceira pessoa.
As suas qualidades devem sim ser absorvidas, mas subliminarmente.

7 – Não ser arrogante.
As pessoas normalmente detestam pessoas arrogantes. Uma pessoa humilde costuma ser mais carismática, e ainda desarma um possível contrataque.

8 – Mostrar liderança.
As pessoas geralmente preferem ser passivas nas tomadas de decisões, e se fiarem numa pessoa de confiança.

9 – Transparecer segurança às pessoas.
As pessoas costumam buscar num líder uma pessoa de referência, com quem se sintam seguras.

10 – Impor segurança no que se diz.
Até mesmo uma mentira, dita com segurança, pode possuir mais aceitação do que uma verdade quando insegura.

11 – Apelar, se necessário, ao emocional do público.
O apelo emocional das pessoas, como a fé, a piedade, a compaixão e o amor das pessoas são geralmente alvos vulneráveis de persuasão e conquista.

12 – Não se submeter.
Procurar superar as pessoas em termos de autoridade, porém de maneira diplomática.

13 – Não se deixar interromper ao falar.
Uma pessoa que não é interrompida é muito mais vista como aquela que diz as coisas mais importantes. Procurar se impor, deixando transparecer que está falando algo que realmente merece ser ouvido.

14 – Evitar fugir ao olhar.
A fuga ao olhar é um sinal de insegurança.

15 - Evitar afirmar coisas que possam vir a ser contraditas.
Uma pessoa de respeito e influência é vista como aquela que nunca fala inverdades.

16 – Falar sempre de maneira clara e agradável.
A embalagem possui influência direta na imagem do produto.

17 – Não se contradizer.
A contradição é a maior evidência da mentira, e descredibiliza não só a afirmação mas também quem a pronuncia.

18 – Procurar fazer afirmações como sendo verdades e não como suas opiniões pessoais.
As pessoas não gostam de ouvir opiniões.

19 – Procurar usar fontes que inspirem confiança para embasar as afirmações.
As afirmações de autoria própria são altamente questionáveis.

20 – Evitar confrontar uma pessoa diretamente.
As pessoas não gostam de ser confrontadas. Procurar sempre uma maneira tênue de trazer a pessoa do ponto de vista dela até o seu.

21 – Projetar sempre uma imagem de sucesso.
O sucesso é um moto-contínuo. A base do sucesso é a própria imagem de sucesso.

22 – Evitar dizer algo de uma pessoa que não possa ser dito perante ela.
As pessoas normalmente não gostam da falsidade.

23 – Procurar dizer às pessoas o que elas gostariam de ouvir.
As pessoas ainda preferem ouvir o que gostam, mesmo que não seja verdade.

24 – Procurar dizer às pessoas as coisas da maneira que elas melhor gostariam de ouvir.
A maneira como uma coisa é dita influi diretamente na sua aceitação.

25 – Ocultar os fatos ou argumentos negativos relacionados à idéia central, que não precisem ser relevantes.
Argumentos contrários à afirmação de que se tenta convencer, quando ditos desnecessariamente, podem diminuir ou anular a sua credibilidade.

26 – Realçar os fatos ou argumentos positivos relacionados à idéia central, mesmo os que não precisem ser relevantes.
Argumentos a favor costumam melhorar a imagem do que se pretende persuadir.

27 – Atenuar os fatos ou argumentos negativos à idéia que precisem ser relevantes.
Uma vez que o seja realmente preciso mencioná-lo, que este seja o mais tênue e evasivo possível.

28 – Procurar usar o termo “nós” ao invés de “eu” nas ações de mérito.
As pessoas gostam de se sentirem autoras diante das ações de mérito.
29 – Pregar a moral, a ética e o bom senso.
Os valores humanos costumam ser primados e bem recebidos.

30 – Ser objetivo.
As frases objetivas são fáceis de serem assimiladas. As pessoas muito prolixas estão fadadas à incompreensão e à repugnação.

6 Puedes hablar:

Blogger Unknown said...

Fabrício, na Academia, ou quando dou uma palestra ou capacitação, costumo usar a maioria dessas regrinhas básicas... Mas na minha vida pessoal faço questão apenas de ser honesta... Por isso tem poucos, mas bons amigos!!!

Abraços...

terça-feira, agosto 02, 2005 11:45:00 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

quarta-feira, agosto 03, 2005 8:33:00 PM  
Blogger Unknown said...

É, mas não há como negar que a maioria das pessoas que sofrem de falta de bom relacionamento, comunicabilidade, persuasão, credibilidade ou respeito, inclusive na vida pessoal, normalmente pecam em alguns desses itens abaixo... Concorda?

quarta-feira, agosto 03, 2005 8:36:00 PM  
Blogger Unknown said...

Nota: Esse comentário deletado não tinha nada demais. Era exatamente o mesmo que tem acima, só que incluindo "inclusive na vida pessoal".

quarta-feira, agosto 03, 2005 8:38:00 PM  
Blogger Janilton said...

Este comentário foi removido pelo autor.

domingo, outubro 14, 2007 11:08:00 AM  
Blogger Janilton said...

janilton disse...
HAHAHA... Me lasquei nos 30 quesitos.

Isso é bom para o mundo dos negócios, das celebridas e dos políticos...

E concordando com o que a BABY disse: Por isso ando COM MENOS amigos... né não Fabrício?

domingo, outubro 14, 2007 11:09:00 AM  

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