VEM DO SOL
Praticamente toda a energia que consumimos, bem como a maior parte da energia presente na superfície do nosso planeta, são de origem solar. Loucura minha? Então vejamos:
Energia Eólica. É captada a energia dos ventos. O movimento de massas de ar é proveniente de diferença de pressão, que é conseqüência da diferença de temperatura, que por sua vez provém da luz do Sol absorvida na superfície e na própria atmosfera.
Energia Elétrica. (caso não seja de origem nuclear), normalmente vem de Usinas Hidrelétricas ou termoelétricas.
No caso das Hidrelétricas, a energia é produzida por dínamos propulsionados por quedas d’água. Estas são oriundas de Energia Potencial Gravitacional. Bom, alguém teve que levar esta água toda lá pra cima do continente. Quem? O calor que, proveniente da luz do Sol, que a fez evaporar. E os ventos também ajudam a empurrar essas nuvens terra acima.
No caso das termoelétricas, consideremos que elas vêm da queima do carvão. Este nada mais é do que fósseis vegetais. Esses vegetais, em algum momento, fizeram fotossíntese. Com que luz? Bem, acho que não foi com a lâmpada do seu quarto...
Petróleo. Ah, este é um caso interessante. Considera-se que o petróleo é proveniente de fósseis animais (e/ou vegetais, não sei) acumulados em depósitos subterrâneos durante uma grande extensão de tempo. Bom, estes animais (se for o caso), se alimentaram de outros animais, ou de vegetais. Os vegetais fizeram fotossíntese. Aonde viemos parar?
Álcool e Biocombustíveis. Esse é mais fácil. Vêm dos vegetais. "Luz do Sol, que a folha traga e traduz..."(Caetano Veloso)
Células fotoelétricas. Estas nem tem graça.
Esqueci alguma?
Bom, sendo assim, as únicas formas de energia que conheço e que parecem não provir do Sol são: fissão nuclear (usinas nucleares), erupções vulcânicas e marés. Mas alguém aí conhece alguma usina marítima, ou vulcânica?
1 Puedes hablar:
Parabéns pela ótima reflexão. Te apresento meus textos que sao disponibilizados diariamente no blog: http://www.cidadaodomundo.org
Um abraco,
Washington Araújo
Postar um comentário
<< Home