<body>

segunda-feira, agosto 29, 2005

RESSACA

BEBIDAS & DEGUSTACIÓN

Li um texto recentemente falando sobre a ressaca, suas causas (que óbvio, não...), o que se procede de fato no fígado e no restante do organismo, as suas potenciais consequências - ou melhor, do álcool - e como evitá-la, ou reduzir os seus efeitos.
A conclusão que se chega é: beba muita água. Se entupa de água, no momento imediatamente posterior à bebedeira e imediatamente anterior ao sono (momento em que ela começa a atacar).
O maior problema da ressaca - é claro, sem contar a quantidade de álcool no organismo - é a desidratação. O efeito colateral deste "remedinho" é ir ao banheiro várias vezes durante a noite. E acredite: funciona! Eu testei.
E vamos aos esclarecimentos sobre alguns mitos bastante conhecidos por nós:
- Ressaca de vinho é a pior de todas. É nada. Ressaca de álcool é a pior de todas. Vinho contém álcool. A ressaca de 200ml (um copo) de um vinho a 18% de volume alcoólico é matematicamente equivalente à de 90ml (aproximadamente uma dose) de um uísque a 40%. (faça a conta e chegue ao óbvio).
- A ressaca braba é aquela de se misturar bebida. Outra lenda. A brabeza da ressaca será diretamente proporcional ao somatório do volume de todas as bebidas ingeridas multiplicadas pelos seus respectivos teores alcoólicos.
- Um engov antes e um depois. O engov é, basicamente, Ácido Acetilsalicílico. O engov de antes você pode dispensar (ele e nada é praticamente a mesma coisa). E o de depois até faz algum efeito... Mas nos sintomas da ressaca, não na desidratação.
- Ressaca mesmo é de Alcool pesado (i.é., escórias de produção, tais como Caninha 51, Cidra Cerezer, Licor de quinta, Cerveja Kaiser e Nova Schin). Bom, esse eu realmente não sei. Preciso investigar melhor depois, e trazer a informação. Há algum tempo eu soube da tese de uma reportagem da veja que relacionava a qualidade da destilação, os seus subprodutos (álcool muito leve e muito pesado) e efeitos colaterais no apreciador. Mas nada que se possa assinar embaixo. Fico devendo.
Aos mais apressados, que não tiverem paciência para esperar até o dia seguinte para ver o tamanho de sua ressaca, esta pode ser calculada pela seguinte fórmula:

Onde:

R - Ressaca;
k - Constante;
ti - Momento de início da bebedeira;
tf - Instante de final do porre (incluindo a própria ressaca);
A - Quantidade de álcool ingerida durante o período;
H - Quantidade de água ingerida durante o período (incluindo a própria água da cerveja);
P - Peso corpóreo (assume-se que 60% do corpo de um indivíduo é água).
c - Constante.

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home