<body>

domingo, abril 02, 2006

HIPNOSE - II

PSICOLOGÍA Y PSICOANÁLISIS

PARTE II - REGRESSÃO DE MEMÓRIA

Outra aplicação da hipnose está na regressão de memória. Consiste em, por meio de comandos verbais, fazer a pessoa regredir nas lembranças no sentido inverso do tempo, fazendo-na ver ou viver novamente as situações da ocasião. É possível regredir uma pessoa até a idade intra-uterina, e remetê-la às sensações que tinha dentro do útero da mãe.

Com a regressão de memória, em muitos casos, a pessoa passa a ter um comportamento que lembra a idade mental da época em que regrediu. Por exemplo: induzindo uma pessoa a regredir aos seus 4 anos de idade, é comum que ela tenha o seu vocábulário, raciocínio e reações com o mundo reduzidos. Desenhos feitos por pessoas em transe regredidas a esta idade denotam traços bastante rudimentares. A escrita também fica bastante rudimentar.

Regressão de memória é muito utilizada hoje para tentar identificar ou atenuar efeitos de um trauma, ocorrido num momento anterior da sua existência, e que traga algum tipo de efeito negativo à sua qualidade de vida hoje. A idéia é quase sempre identificar a origem do trauma, para poder melhor tratá-lo - muitas vezes, também por meio da própria hipnose.

Um polêmica espécie de regressão de memória é a chamada regressão a vidas passadas. Nela, a pessoa retorna a sua consciência ao que supostamente seria uma encarnação anterior. Daí você percebe mudanças claras de tom de voz, de gestos, de cenários avistados, de sensações, etc.

Certa vez hipnotizei uma pessoa que se queixava de uma certa claustrofobia. Retornei ao que seria uma "vida passada", onde ele dizia ser um soldado Coreano, de nome "Kaio", que teria caído num buraco tempos antes de ser explodido lá dentro com uma granada.

Gostaria de salientar que, na minha opinião, regressão a vidas passadas é remeter a consciência a uma vida ilusória, fruto do poder de imaginação inconsciente.

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home