<body>

quinta-feira, agosto 10, 2006

AMADEUS

CINE
O filme "Amadeus", da direção de Milos Forman, 1984 (adaptado da peça teatral de Peter Shaffer, com mesmo nome), é uma obra histórica, atemporal, e digna de cada premiação que recebeu na ocasião. Resumidamente, é um filme perfeito.
Não supervalorizo Amadeus por ele tratar de música - obviamente a arte que mais aprecio dentre todas - e nem apenas por ele retratar uma alternativa bastante verossímil da vida de Wolfgang Amadeus Mozart. Mas, principalmente pela qualidade e pelo detalhismo da obra enquanto cinema.
Amadeus foi gravado em Praga, em 1983. Como não podia deixar de ser, toda a trilha sonora é da obra de Mozart. É digno de se assistir ao making off, que por sua vez, é rico em informações bastante esclarecedoras. Um destes detalhes é que Tom Hulce não sabia tocar absolutamente nada de piano.
Hulce levou 4 meses ensaiando as passagens de piano que viria a encenar. Ora, quem é músico e conhece um pouco do teclado do piano, basta assistir a estas cenas para ficar impressionado. A execução do ator é sempre explícita e fidedigna. Até mesmo as cenas em que toca piano deitado, de costas, e com os braços invertidos.
Frases: "Gracias, Signori!"
"Eu sou um homem vulgar, mas minha música não é."

2 Puedes hablar:

Blogger Vinnodha O Polêmico said...

uma das maiores blasfêmias da história de hollywood foi ter conferido 12 oscar para Titanic, mas é a vida.
Amadeus é um excelente filme que até hoje eu procuro para comprar em dvd. Adorei quando salieri se refere a Amadeus como: criatura risonha e indecorosa.

quinta-feira, agosto 10, 2006 5:24:00 PM  
Blogger Unknown said...

Eu quase tive arrepios quando ele reconheceu que "Mozart possui o talento para compor, e ele (Salieri) possui o talento de ouvir".

Sim, porque para se apreciar boa arte, também tem que ter talento.

Ou como diria meu amigo Washington Araújo: "Não atirai pérolas aos porcos".

sexta-feira, agosto 11, 2006 8:07:00 PM  

Postar um comentário

<< Home