<body>

domingo, agosto 27, 2006

O GOLPE PERFEITO

CINE

Há dois anos atrás, assisti a este filme, seduzido pela idéia de trama, planos e golpes envolvendo um grupo de caloteiros de alto nível. Seduzido também, é claro, pela linda e queridinha Rachel Weisz. O Golpe Perfeito, de 2003 (Confidence, o título original) é dirigido por James Foley.

Na ocasião, para ser bem sincero, não gostei do filme. Achei o enredo muito bem bolado, porém um pouco confuso no desenrolar da trama. Não gostei muito do estilo do diretor, tanto dentro do filme quanto fora dele. Assisti ao making off, e tive a impressão ruim dele ser aquele tipo que acha tudo maravilhoso demais.

Pois então, depois que ouvi bons comentários sobre o filme, comecei a desconfiar que o problema podia estar em mim. Então, aluguei-o para assistir novamente, e minhas conclusões se rebuscaram um pouco mais. O filme, porém, ainda não me convenceu.

O gênero, envolvendo manipulação e tramas, é dos meus prediletos. O elenco - com Edward Burns, Rachel Weisz, Dustin Hoffman e Andy Garcia - é de primeira linha. O roteiro, como eu já havia mencionado antes, parece brilhante, e o desfecho é genial. Mas algo na construção do filme deixa a desejar. As cenas parecem apressadas demais para o conteúdo. O diretor não explora muito os cenários, e ao contrário, sobrecarrega os diálogos.
Um outro aspecto que considero importante, é que um filme tem uma certa obrigação de trazer lições e valores morais ao seu expectador, o que não foi bem o caso. O Golpe Perfeito parece trazer um certo vazio cultural, e alguma distorção de valores. Não há muita coisa a se aprender com ele, senão a extorquir.
Frase: "Você é um bom golpista, por isso não dá para saber quando está falando a verdade ou não."

2 Puedes hablar:

Blogger Vinnodha O Polêmico said...

temos que admitir que alguns filmes têm apenas um cunho comercial. o cara faz pra ganhar alguma grana,pra nãoficar parado entre uma fase de cabeça oca e outra.

segunda-feira, setembro 04, 2006 10:00:00 AM  
Blogger Unknown said...

Pois é... Inclusive se você lê a capa do filme, dá pra ver o quanto a propaganda dele instigava.

Mas não sejamos tão cruéis. O roteiro dele é bom.

segunda-feira, setembro 04, 2006 11:37:00 PM  

Postar um comentário

<< Home