<body>

domingo, agosto 13, 2006

O JARDINEIRO FIEL

CINE

Lançado em 2005, com o título original The Constant Gardner, é uma excelente obra, baseada no livro de John Le Carré. Quem conhece outros trabalhos de Fernando Meirelles, verá no filme as suas impressões digitais, tal como uso de câmeras livres e de cenas cotidianas com pouca sofisticação. O resultado final é muito bom.
O cenário principal se dá no Quênia. O roteiro é transcorrido com uma ativista humanitária (a lindíssima Rachel Weisz) que casa-se com um diplomata inglês (Raph Fiennes), e viajam para a África, onde ela descobre uma rede de conspiração que usa vidas humanas como cobaias de laboratórios farmacêuticos.
O filme leva a grandes reflexões sobre interesses comerciais versus valores humanistas. Uma reflexão importante é o quanto a falta de conhecimento de um povo, aliada à carência de suas necessidades básicas, leva-o ao domínio ideológico de políticos e corporações. É algo que - em grau ligeiramente menor, digamos - estamos acostumados a ver nas classes sociais mais baixas do nosso país.
Frase: "Sim ou não?"

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home