GUITARRA COM HUMMING?
TÉCNICAS MUSICALES
O humming é um tipo de ruído eletromagnético que se reflete em equipamentos amplificadores ou sensíveis, principalmente os de áudio. Ele é uma onda tipicamente senoidal, na ordem de 60 Hertz (ou Harmônicos), e é provocado normalmente pela rede elétrica, equipamentos eletromagnéticos ou elétricos ligados na rede, que estejam nas proximidades ou direção do seu equipamento, no caso, guitarra.
Aqui vão as minhas dicas para tentar minimizar este tão incômodo tipo de ruído, que tanto persegue aos pobres guitarristas mortais. Pelo menos aos que não tem os 100.000 mil dólares necessários para comprar um rack igual ao do John Petrucci:
1. Captação Simples x Captação Dupla. A primeira coisa que eu acho importante saber é que captadores simples são muito mais vulneráveis a ruído do que humbuckers, por mais irônico que possa parecer. O captador duplo fica disposto, um em relação ao outro, de tal maneira que o sinal dos dois captadores é somado (A + A), e o ruído é anulado (B - B), um resultado semelhante ao cabo de áudio balanceado (para quem entende do assunto). Mais detalhes recomendo consultar sobre eletromagnetismo.
Eu particularmente prefiro o humbucker ao captador simples, embora reconheça que ambos tenham características peculiares, e eu conheço guitarristas que se declarem mais afeiçoados pelo timbre do captador simples. A questão, além do timbre, é a sensibilidade, que para mim é fundamental.
2. Aterramento. Este é crucial. recomendo fortemente que sua caixa, e todos os equipamentos que compartilhem com ela algum tipo de ligação térrea, estejam bem aterrados (eis uma nobre finalidade para aquele pinozinho do meio da tomada que, por atrapalhar de entrar numa tomada simples, fez você cortá-lo - que sacrilégio!). Sem ele, sua guitarra vira uma verdadeira antena de rádio, sobretudo nas distorções de alto ganho. Já cheguei a pegar o informativo 91 nestas (precárias) condições.
3. Qualidade dos equipamentos eletrônicos. Apesar de um pouco óbvio, achei válido citar este tópico. Verifique se os seus cabos são de boa qualidade (blindagem, condutibilidade, impedância, etc.); se os equipamentos eletrônicos que você usa, tais como pedais, não captam ou provocam humming; e se as fontes de alimentação destes equipamentos (quando DC) estão bem filtradas.
No caso das fontes de alimentação é importante que possuam um bom filtro, pois caso contrário, um ruído semelhante ao humming poderá aparecer por um efeito chamado ripple. Uma solução auxiliar seria ligar um capacitor eletrolítico de alta capacitância na saída. O uso de cabos longos entre a fonte e o equipamento também podem fazê-la requerer um capacitor na extremidade de fora do cabo.
4. Ganho em distorções. Distorções de alto ganho, como por exemplo overdrive e metal distortions, costumam amplificar o ruído na mesma proporção do seu ganho. Se você gosta de som pesado como um Heavy Metal ou um bom Hard Rock, ou pretende fazer um clássico solo de ganho à la Dave Gilmour ou Brian May, irá enxarcar o som de sua guitarra com uma boa dose de ganho. Mas alguns ruídos, imperceptíveis em timbres não distorcidos, começarão a aparecer.
5. Uso de supressores de ruído. Este é um assunto já bem batido por entre os guitarristas e os fabricantes de efeitos de guitarra, como a Zoom (com o seu ZNR - Zoom Noise Reduction) e a Digitech (com o seu Noise Gate). Estes efeitos funcionam relativamente bem para suprimir ruídos ditos como inevitáveis. Eu particularmente evito ao máximo usá-los, com o perdão do trocadilho.
O funcionamento deles é basicamente o seguinte: você define um nível (gate) de disparo, onde tudo que estiver abaixo dele possa ser considerado ruído. Pela razão do bom senso, o que soar acima deste nível será interpretado como se você tiver tocado alguma coisa. Logo, ele suprimirá tudo que vier da sua guitarra com nível abaixo do gate, deixando passar apenas quando gatilhado. Note que o ruído que acontece junto com a guitarra não é eliminado. Apenas o ruído ocorrido em silêncio é descartado.
A desvantagem de usá-lo com níveis altos de gate é óbvio: você perde as notas de intensidade mais baixa. Se o guitarrista se desleixa de outras precauções contra ruído, terá que aumentar o nível de Gate. Daí, chega uma hora que a nota é decepada, e fica curta no domínio do tempo. Fica bastante complicado fazer um sustain (notas longas) com alto ganho, se você puser um ruído maior ou igual à intensidade do som da corda, e depois sacrificar a dupla com a guilhotina do supressor de ruído.
Minha recomendação, por fim é: evite o uso de supressores de ruído. Asseguro que com um humbucker sensível e bem balanceado (i.é, captadores mais ou menos idênticos), com um bom aterramento, cabos e equipamentos (pedais de efeito e caixa) de boa qualidade, dificilmente você será vítima do monstro do ruído. A menos é claro que ele faça parte da sua criatividade.
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Olá Fabrício.
Cara, esse problema de HUM é constante pra mim. Tenho um monte de pedal de efeito, pela ordem: Wah Onerr - Digitech PDS 1550 ( OverDrive/Distortion - Distortion Onerr - Pré/Boost Behringer - Chorus/Ensemble Boss - Digital Delay Onerr - Pré valvulado de microfone Behringer, daí para um amp Meteoro Atomic Drive 50. Utilizo cabos de ligação para pedais da marca Stagg, mas não sei sobre a qualidade destes. Já comprei um filtro de linha com redutor de ruído de rede elétrica para tentar minimizar o problema e nada. Será que esse pré valvulado no final da cadeia pode ser uma fonte de ruído também? Já pensei em desistir de montar essa pedaleira em casa e comprar um pedalboard Landscape, que tem fonte livre de ruídos ( noise free ). O que você acha? Existe também uma fonte nacional chamada se não me engano Power Pedal, que dizem utilizar frequências diferentes das atuais, e deixam o som dos pedais quase sem HUM algum. O Problema é que custa uns R$ 250 mangos, o preço de um pedalboard Lanscape PB 1. Sei não... Qualquer novidade meu e-mail é eversonabreu@gmail.com. Valeu.
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