<body>

quarta-feira, setembro 21, 2005

TODO MUNDO É CORRUPTO?

POLÍTICA
Bom, aí existe toda uma conjuntura que merece ser considerada. Eu não diria que todo mundo é corrupto, mas todo mundo é corrompível. O grande problema é que a estrutura política e governamental já é "feita" para a corrupção.
A prova disso é:
1) Imunidade parlamentar, onde a lei deveria ser mais rigorosa (= licença para roubar);
2) Voto secreto no parlamento (= autonomia para se fazer o que quer, sem o conhecimento ou consentimento da nação, ou mesmo do próprio eleitor daquele deputado); e
3) Licitações ao invés de pregões (= liberdade secreta e disfarçada de escolha da empresa que vai ser beneficiada com o contrato).
Aí fica difícil qualquer que seja o partido do governo não se corromper.

Mas isto é só uma faceta. É a faceta do "benefício". Existe uma outra que não se costuma apontar pela população, que é a questão política do processo. Fica muito difícil, qualquer que seja a legenda do governo, governar, quando se tem minoria no parlamento. Pense aí: o presidente mais toda a sua comitiva ficam lá, anciosos para aprovar um projeto que NUNCA vai sair da câmara. Estes aí são quaisquer projetos, sejam eles em benefício da população, sejam eles em benefícios de uma minoria.

Por acaso a oposição iria aprovar um projeto do governo, mesmo que este beneficie a população, e depois estar na boca do povo: "Lula é que foi bom, no governo dele a gente tinha tal benefício"? NUNCA. Este é o (péssimo) lado de um legislativo político e partidário, sob o nome de "democracia" (?).

Li em algum lugar que o Brasil é um país de muitas legendas políticas, e este fato atrapalha qualquer governo. É ÓBVIO QUE SIM. Existem tantos partidos de aluguel, que votarão a favor de quem lhes provier recursos e benefícios. Entre eles estariam (segundo comentários do duende verde que mora na minha rua), inclusive, o PTB de Roberto Jefferson (coincidência????). ISTO É A COMPRA DE VOTOS. A POLÍTICA DO GOVERNAR REQUER A COMPRA DE VOTOS. É impossível governar - para o bem ou para o mal - sem comprar deputados suficientes para que se conquiste maioria na câmara.

E é aí onde eu acho que deveríamos sublimar um governo ante a questão da corrupção. Ora, todo governo sempre foi corrupto, e todo governo sempre será, a menos que se mude a lei sobre pelo menos os 3 ítens acima. Vai fazer o que? Se revoltar com a política? Com o país? Continuar menosprezando sua nação - "No Brasil só tem ladrões mesmo" - afundando ela mais ainda? Chamar José Serra de salvação, ou Roberto Jefferson de Herói? Votar nulo? Reflita e responda com sinceridade: em que o seu voto nulo vai contribuir?

Um governo que está sob o controle de alguma legenda deverá, em tese, beneficiar aquela classe a quem representa. Se eu voto numa legenda, não é por que seus canditados são mais honestos, menos corruptos, ou mais éticos, mas sim porque ela representa uma classe sócio-econômico-cultural a que eu me identifico. Por isto que mesmo depois da crise, eu continuo fã do presidente do Brasil, José Dirceu.

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home