<body>

quarta-feira, novembro 09, 2005

COISA DE VELHO

COMPORTAMIENTO

Antigamente – até a minha remota adolescência – eu achava que coisa de novo era coisa de novo, e coisa de velho era coisa de velho. Simples, não? Velho gosta das coisas feitas à mão: “No meu tempo, a gente fazia isso daquele jeito”, ou “Esse negócio de computador é coisa pra menino novo”. Comportamento de velho me parecia tão intrínseco quanto remédio de artrite.

Mas o que eu tenho notado é que as pessoas não costumam mudar. O comportamento das pessoas é fruto da sua cultura, que por sua vez é produto da sua geração. Por exemplo: eu achava que quando ficasse velho, iria acordar às 5 horas da manhã. Imagine! Se eu já não acordo essa hora enquanto novo, quem dirá então depois de velho...

De igual maneira, jogar dominó o dia inteiro ou ficar lendo livros sobre Revolução Cubana não é coisa de quem passou dos 65. É coisa de quem nasceu e viveu numa época onde o prazer em jogar dominó e ler livros sobre socialismo era habitual.

Mas o engraçado é que o mais provável que aconteça com a minha geração é envelhecer e passar boa parte da sua ociosa aposentadoria baixando novos aplicativos, teclando no MSN, ou mesmo desenvolvendo um novo algoritmo para o reliable multicast. Os asilos do nosso tempo deverão ter acesso à Internet!

E eu, me vislumbrava com a cabeça toda branca, no bar da esquina, tomando pinga e pronunciando frases como “Esse negócio de Rock é coisa desses jovens que não sabem dar valor à verdadeira música...”, enquanto tocava um chorinho no bandolim...

Mas na verdade, o que deverá me acontecer é de pronunciar a mesma frase - talvez com uma gíria um pouco diferente - incomodado sobre algum novo estilo musical (já que rock ta virando coisa de velho), enquanto ‘plugo’ a guitarra na ‘pedaleira’. Na ocasião, algum garoto deverá estar passando e comentando:
- Esses ‘meu tio’ aí tá é por fora, vú... Muito nada a vê!

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home