<body>

quinta-feira, novembro 17, 2005

DDE

INFORMÁTICA Y TECNOLOGÍA

DDE é a singela sigla que abrevia Distributed Data Engine (Mecanismo de Dados Distribuídos), o mais novo projeto em que estou envolvido. Trata-se de uma especificação, proposta para o desenvolvimento de um novo módulo de persistência para o Banco de Dados MySQL. Este software (freeware, aliás), vale lembrar, é o Sistema de Bancos de Dados opensource e mais popular do planeta.
O módulo consiste num mecanismo de integração de vários servidores, de modo a formar clusters. A idéia é permitir a segmentação vertical de tabelas, promovendo a distribuição dos dados por entre os servidores, e ainda assim de maneira integrada.

O assunto DDE, para minha supresa, está tendo uma repercussão muito boa, muito embora ainda esteja longe de estar pronto. Ele tem atraído o interesses de pessoas (espalhadas pelo mundo, até) que, direta ou indiretamente, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento do banco de dados MySQL.

A proposta do DDE parte da necessidade de grandes empresas (tais como a VIVO, EMBASA, e quaisquer outras divididas em unidades filiais), que utilizam bancos de dados centralizados, evidenciadas quanto à garantia de eficiência e disponibilidade com baixo custo.

O engine proposto utiliza-se de critérios logísticos para garantir uma distribuição dos dados, feita de maneira inteligente e transparente. A idéia é, basicamente, permitir que o dado esteja fisicamente onde ele mais provavelmente será acessado. Daí, portanto, a importância da divisão em unidades regionais ou filiais.
A parte mais bacana do projeto é que isto tudo deverá ser feito de maneira transparente, ou seja, o usuário acessa um banco de dados distribuído com a sensação de que estivesse acessando um banco de dados centralizado comum.
Os resultados - prevê-se - deverão ser: otimização espacial e temporal, aumento da eficiência, redução da quantidade de dados trafegados na rede, aumento da disponibilidade média com tolerância a pontos de falhas e, principalmente, a redução significativa dos custos com infraestrutura de hardware e software das empresas, que chegam à escala de dezenas de milhões de reais.

Para quem interessar, a especificação está disponível em
Para quem não gosta de inglês, I'm sorry.

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home