<body>

quarta-feira, novembro 16, 2005

O PESO DO COUVERT

BUENA MÚSICA

A expressão "couvert artístico" possui um peso bastante negativo, tanto para os músicos quanto para espectadores. O grande problema disso é a existência de um atravessador, intermediador do negócio, que normalmente é o gerente do estabelecimento comercial, ou alguém por ele delegado.
Normalmente, o músico se sente lesado - porque sabe que, na maioria dos casos, o dinheiro recolhido não segue ao destino prometido na sua totalidade. E Essa infelicidade tem sido quase que inevitável, já que os bares e outros estabelecimentos deste tipo já teriam, em tese, uma infraestrutura que abrigue as duas partes. E não bastasse a arrecadação do consumo, tirar proveito disso é um costume.
Pois bem que, não somente o músico, também o espectador - principalmente aquele tipo fã - se sente subtraído, por dois pensamentos. O priméiro, é óbvio: se existe um atravessador, então alguém está "pondo" a mão no seu bolso. O segundo é: normalmente os músicos são desfalcados. Ora, se você mexe com o ídolo de uma pessoa, você está mexendo com ele também.
A grande consequência é o crescente desestímulo à procura por bares ou casas de evento deste tipo: "consuma e pague o couvert, que eu lhe garanto que a verba vai pro músico". Tanto por parte de quem proveria o espetáculo quanto por quem o assitiria.
Eu particularmente não gosto de tocar em lugares movidos a couvert, não apenas pela sua tributação. A questão é que - e esta eu julgo ser mais preocupante - a imagem da banda ou músico fica intimamente atrelada ao estabelecimento. E isto é muito ruim, porque dá a impressão que, sem este apadrinhador, eles não serão capazes de andar por suas próprias pernas, ou de reunir nenhum espectador. Fora que o músico corre o risco de deixar de ser a atração, e virar paisagem.
É por isso que, nos eventos que eu mesmo idealizo, prefiro assumir que seja contratada uma produção à parte, para um evento único (ou limitado), num local mais indicado para ocasiões eventuais. Se João da Silva & Seus Assistentes vai fazer um show, eu vou porque vou assistir João da Silva & Seus Assistentes. Mas se ele vai tocar no Kibe do Mustafah, aí meu caro, viva ao kibe. "João da Silva? Deve ser o cara lá do couvert".

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home