<body>

sábado, novembro 26, 2005

INSÔNIA

SALUD
A insônia é um problema que ataca milhões de pessoas em todo o Brasil e no mundo. Trata-se de um distúrbio que, provocado pelos mais diversos motivos, resulta na falta de sono durante à noite. E durante o dia, por consequência, a vítima tende a apresentar sonolência, para terminar de desgovernar o seu ciclo do sono.
Dentre as causas da insônia, as mais comuns - tenho visto - são a preocupação e a ansiedade. Enfim, o sujeito que sofre ou passa por este tipo de problema, na maioria dos casos está passando por alguma inquietação ou tormento, brando ou severo, temporário ou definitivo, mas que não o deixa se sentir relaxado. E Como dormir é um passo que sucede o relaxamento, a noite se torna longa.
Este desconforto pode ser por exemplo uma experiência ruim que a pessoa esteja passando, uma prova de escola ou vestibular iminente, problemas financeiros, ou problemas no trabalho. Até mesmo a preocupação em não conseguir acordar no dia seguinte a tempo de honrar um compromisso tem sido comum.
Estranho ainda é que muitos destes casos de insônia por ansiedade, ocorridos com pessoas com quem já conversei sobre este tipo de assunto (e que já ocorreram comigo, inclusive) são consequência da própria preocupação em não conseguir dormir. Ou seja, o acometido fica tão ansioso por dormir que acaba perdendo o sono.
No meu ver, e pela minha ínfima experiência no assunto, a melhor maneira de se livrar deste tipo de insônia é, acima de qualquer coisa, relaxar. Não dar a mínima para o compromisso do dia seguinte, nem para os problemas, e tampouco para a falta de dinheiro. O curioso é que, depois que você esquece que está tentando dormir, você simplesmente dorme. E nem percebe.
Se esta tarefa não lhe parece fácil, uma boa maneira é tentar se distrair, enquanto se submete ao ritual ao encontro de Morfeu. Ouvir música enquanto tenta dormir funciona bem, de preferência se conseguir programar o som para se desligar sozinho após algum tempo. Talvez aí você encontre utilidade para aquele CD de Enya que você ganhou e não gostou.

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home