<body>

quarta-feira, novembro 30, 2005

MAIS OU MENOS INTELIGENTE

COMPORTAMIENTO HUMANO
Se você acha que alguém se sente mais inteligente que você, e se isto lhe incomoda, então tente:
1) Cogitar a possibilidade de estar subjulgando a liberdade de expressão alheia. Particularmente, eu continuo não acreditando em pessoas mais ou menos inteligentes (mesmo após ter respirado novos ares profissionais!). Acredito em habilidades diferentes.
Também não acredito em testes de QI como medida de inteligência. Se eles realmente funcionam, então devem medir apenas as habilidades lógico-matemáticas. Limitar o termo inteligência a este conjunto restrito é uma mesquinhez de pensamento.
2) Observar quem mais, além de você, compactua com esta mesma impressão. No caso deste número ser grande, isto pode significar que você tenha razão. Caso contrário, o problema pode estar em você.
Em todo caso, procure sempre evitar influenciar os entrevistados com a sua opinião. E tente mensurar a sua própria necessidade de tentar reunir votantes, pois se ela é grande, pode ser bastante preocupante.
3) Assegurar-se de que este seu incômodo não seja um sintoma de uma necessidade sua de se sentir mais inteligente que o acusado. Parece irônico mas, em tese, suas próprias qualidades e a sua auto-estima não deveriam dar margem a desprazeres deste tipo. Em caso afirmativo, você precisa rever o seu comportamento.

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home