<body>

quinta-feira, setembro 29, 2005

OS CROCODILOS

EXPRESIÓN
Os crocodilos fazem parte do cenário
Eles estão famintos, esperando por alguém
Que caia nas suas águas
Eles não comem há dias

Os crocodilos estão sempre presentes
Eles são verdes, disformes e variados
E eles rosnam boquiabertos
E nada nas águas pode lhes saciar

Os crocodilos são tiranos
Com seu faro omnidirecional e suas afiadas presas
Amedrontam-nos, fazendo-nos emanar
a seiva que cujo aroma é seu apetite

Os crocodilos estão por toda parte
Nada nem ninguém os detêm
E nada é pior do que a sensação
De ser a sensação do seu momento.

-----------------------------------------------------

Não, isto não é um poema. Não acredito que seja. Também não me refiro a ninguém especificamente. Aliás, este é um texto muito pouco racional.
Mas este texto para mim é significativo. Ele é a iminência de algo que tenho buscado durante anos, e até então não tenho sido capaz de realizar: a expressão dos sentimentos.

domingo, setembro 25, 2005

GUITARRA COM HUMMING?

TÉCNICAS MUSICALES
O humming é um tipo de ruído eletromagnético que se reflete em equipamentos amplificadores ou sensíveis, principalmente os de áudio. Ele é uma onda tipicamente senoidal, na ordem de 60 Hertz (ou Harmônicos), e é provocado normalmente pela rede elétrica, equipamentos eletromagnéticos ou elétricos ligados na rede, que estejam nas proximidades ou direção do seu equipamento, no caso, guitarra.
Aqui vão as minhas dicas para tentar minimizar este tão incômodo tipo de ruído, que tanto persegue aos pobres guitarristas mortais. Pelo menos aos que não tem os 100.000 mil dólares necessários para comprar um rack igual ao do John Petrucci:
1. Captação Simples x Captação Dupla. A primeira coisa que eu acho importante saber é que captadores simples são muito mais vulneráveis a ruído do que humbuckers, por mais irônico que possa parecer. O captador duplo fica disposto, um em relação ao outro, de tal maneira que o sinal dos dois captadores é somado (A + A), e o ruído é anulado (B - B), um resultado semelhante ao cabo de áudio balanceado (para quem entende do assunto). Mais detalhes recomendo consultar sobre eletromagnetismo.
Eu particularmente prefiro o humbucker ao captador simples, embora reconheça que ambos tenham características peculiares, e eu conheço guitarristas que se declarem mais afeiçoados pelo timbre do captador simples. A questão, além do timbre, é a sensibilidade, que para mim é fundamental.
2. Aterramento. Este é crucial. recomendo fortemente que sua caixa, e todos os equipamentos que compartilhem com ela algum tipo de ligação térrea, estejam bem aterrados (eis uma nobre finalidade para aquele pinozinho do meio da tomada que, por atrapalhar de entrar numa tomada simples, fez você cortá-lo - que sacrilégio!). Sem ele, sua guitarra vira uma verdadeira antena de rádio, sobretudo nas distorções de alto ganho. Já cheguei a pegar o informativo 91 nestas (precárias) condições.
3. Qualidade dos equipamentos eletrônicos. Apesar de um pouco óbvio, achei válido citar este tópico. Verifique se os seus cabos são de boa qualidade (blindagem, condutibilidade, impedância, etc.); se os equipamentos eletrônicos que você usa, tais como pedais, não captam ou provocam humming; e se as fontes de alimentação destes equipamentos (quando DC) estão bem filtradas.
No caso das fontes de alimentação é importante que possuam um bom filtro, pois caso contrário, um ruído semelhante ao humming poderá aparecer por um efeito chamado ripple. Uma solução auxiliar seria ligar um capacitor eletrolítico de alta capacitância na saída. O uso de cabos longos entre a fonte e o equipamento também podem fazê-la requerer um capacitor na extremidade de fora do cabo.
4. Ganho em distorções. Distorções de alto ganho, como por exemplo overdrive e metal distortions, costumam amplificar o ruído na mesma proporção do seu ganho. Se você gosta de som pesado como um Heavy Metal ou um bom Hard Rock, ou pretende fazer um clássico solo de ganho à la Dave Gilmour ou Brian May, irá enxarcar o som de sua guitarra com uma boa dose de ganho. Mas alguns ruídos, imperceptíveis em timbres não distorcidos, começarão a aparecer.
5. Uso de supressores de ruído. Este é um assunto já bem batido por entre os guitarristas e os fabricantes de efeitos de guitarra, como a Zoom (com o seu ZNR - Zoom Noise Reduction) e a Digitech (com o seu Noise Gate). Estes efeitos funcionam relativamente bem para suprimir ruídos ditos como inevitáveis. Eu particularmente evito ao máximo usá-los, com o perdão do trocadilho.
O funcionamento deles é basicamente o seguinte: você define um nível (gate) de disparo, onde tudo que estiver abaixo dele possa ser considerado ruído. Pela razão do bom senso, o que soar acima deste nível será interpretado como se você tiver tocado alguma coisa. Logo, ele suprimirá tudo que vier da sua guitarra com nível abaixo do gate, deixando passar apenas quando gatilhado. Note que o ruído que acontece junto com a guitarra não é eliminado. Apenas o ruído ocorrido em silêncio é descartado.
A desvantagem de usá-lo com níveis altos de gate é óbvio: você perde as notas de intensidade mais baixa. Se o guitarrista se desleixa de outras precauções contra ruído, terá que aumentar o nível de Gate. Daí, chega uma hora que a nota é decepada, e fica curta no domínio do tempo. Fica bastante complicado fazer um sustain (notas longas) com alto ganho, se você puser um ruído maior ou igual à intensidade do som da corda, e depois sacrificar a dupla com a guilhotina do supressor de ruído.
Minha recomendação, por fim é: evite o uso de supressores de ruído. Asseguro que com um humbucker sensível e bem balanceado (i.é, captadores mais ou menos idênticos), com um bom aterramento, cabos e equipamentos (pedais de efeito e caixa) de boa qualidade, dificilmente você será vítima do monstro do ruído. A menos é claro que ele faça parte da sua criatividade.

quinta-feira, setembro 22, 2005

O DESEJO E O PRAZER

COMPORTAMIENTO HUMANO
Toda e qualquer ato praticado por um ser humano, sugere-se ser motivado por pelo menos um destes dois ingredientes: desejo e prazer. Ambos, se não me engano, têm relação com fenômenos químicos que ocorrem no organismo, tais como liberação de endorfinas.
O desejo se entende pelo que antecede o ato. Em nível inconsciente, parece ser uma força oriunda das estratégias da vida, cujo objetivo é consumar o ato a que se destina. Em nível consciente, soa como a presunção - provavelmente provinda de experiências anteriores - de que o ato proporcionará prazer.
Graças ao desejo, a vida - com a sua misteriosa evolução, de explicação coerente, porém incompleta, formulada por Darwin - é capaz de perdurar, fazendo com que os animais se alimentem, e se perpetuar, fazendo com que os animais se reproduzam. O prazer, diferentemente, é o que sucede o ato ou acontece durante. O prazer pode provocar desejos. Os desejos normalmente dão prazer.
Desconheço o ato, humano, que não seja praticado por forças do desejo ou do prazer. Qualquer ato altroísta é motivado por, no mínimo, o prazer de fazer bem a um semelhante. Qualquer oração subentende o desejo de conquistar algo em vida ou após ela, promover alguma situação desejada, ou o prazer de servir ao deus em questão. Todo ato que não parecer despertar desejo a priori, e nem proporcionar prazer in fine, proporcionará prazer em algum momento posterior.
Brigar e atacar um inimigo, num momento de raiva, dá prazer. Desperta desejos, por menos nobres que possam ser considerados. Dar uma bronca, fazer uma fofoca, superar um semelhante, conseguir alguma vitória, dá prazer. Alguém tem dúvida disso?
De igual maneira, a falta de desejo e de prazer na vida de um ser humano - imagino eu - sob determinadas doses, frequências ou intensidades, pode provocar distúrbios, anomalias, ou estados psicológicos, no mínimo, indesejáveis. Ou mesmo desprazerosos. Com o perdão do trocadilho.
Estudos dos fenômenos ligados ao desejo e ao prazer poderiam ser úteis na compreensão do ser humano, na política e nas relações humanas, nas negociações e nas relações econômicas, no tratamento e acompanhamento psicológico, na disciplina, e sobretudo na educação.
É importante considerar o grau de desejo e de prazer que todo ato carrega. Poderia ser válido educar a sociedade findando-se nestes dois pilares. O correto poderia ser muito mais intuitivo se desejado. E mais garantido, se prazeroso.

quarta-feira, setembro 21, 2005

TODO MUNDO É CORRUPTO?

POLÍTICA
Bom, aí existe toda uma conjuntura que merece ser considerada. Eu não diria que todo mundo é corrupto, mas todo mundo é corrompível. O grande problema é que a estrutura política e governamental já é "feita" para a corrupção.
A prova disso é:
1) Imunidade parlamentar, onde a lei deveria ser mais rigorosa (= licença para roubar);
2) Voto secreto no parlamento (= autonomia para se fazer o que quer, sem o conhecimento ou consentimento da nação, ou mesmo do próprio eleitor daquele deputado); e
3) Licitações ao invés de pregões (= liberdade secreta e disfarçada de escolha da empresa que vai ser beneficiada com o contrato).
Aí fica difícil qualquer que seja o partido do governo não se corromper.

Mas isto é só uma faceta. É a faceta do "benefício". Existe uma outra que não se costuma apontar pela população, que é a questão política do processo. Fica muito difícil, qualquer que seja a legenda do governo, governar, quando se tem minoria no parlamento. Pense aí: o presidente mais toda a sua comitiva ficam lá, anciosos para aprovar um projeto que NUNCA vai sair da câmara. Estes aí são quaisquer projetos, sejam eles em benefício da população, sejam eles em benefícios de uma minoria.

Por acaso a oposição iria aprovar um projeto do governo, mesmo que este beneficie a população, e depois estar na boca do povo: "Lula é que foi bom, no governo dele a gente tinha tal benefício"? NUNCA. Este é o (péssimo) lado de um legislativo político e partidário, sob o nome de "democracia" (?).

Li em algum lugar que o Brasil é um país de muitas legendas políticas, e este fato atrapalha qualquer governo. É ÓBVIO QUE SIM. Existem tantos partidos de aluguel, que votarão a favor de quem lhes provier recursos e benefícios. Entre eles estariam (segundo comentários do duende verde que mora na minha rua), inclusive, o PTB de Roberto Jefferson (coincidência????). ISTO É A COMPRA DE VOTOS. A POLÍTICA DO GOVERNAR REQUER A COMPRA DE VOTOS. É impossível governar - para o bem ou para o mal - sem comprar deputados suficientes para que se conquiste maioria na câmara.

E é aí onde eu acho que deveríamos sublimar um governo ante a questão da corrupção. Ora, todo governo sempre foi corrupto, e todo governo sempre será, a menos que se mude a lei sobre pelo menos os 3 ítens acima. Vai fazer o que? Se revoltar com a política? Com o país? Continuar menosprezando sua nação - "No Brasil só tem ladrões mesmo" - afundando ela mais ainda? Chamar José Serra de salvação, ou Roberto Jefferson de Herói? Votar nulo? Reflita e responda com sinceridade: em que o seu voto nulo vai contribuir?

Um governo que está sob o controle de alguma legenda deverá, em tese, beneficiar aquela classe a quem representa. Se eu voto numa legenda, não é por que seus canditados são mais honestos, menos corruptos, ou mais éticos, mas sim porque ela representa uma classe sócio-econômico-cultural a que eu me identifico. Por isto que mesmo depois da crise, eu continuo fã do presidente do Brasil, José Dirceu.

segunda-feira, setembro 19, 2005

O GRANDE INIMIGO

PENSAMIENTOS Y REFLEXIONES

O grande inimigo de todas as situações, o desafio, o que intimida ou amedronta, o que incomoda, o que preocupa, o que atrapalha, na verdade não é nada que reside no mundo exterior. O grande inimigo sempre está dentro de você (opa, no bom sentido é claro!). Na verdade, ele é você mesmo.
Vencer o inimigo é nada mais do que superar alguma deficiência, algum defeito em si próprio. É vencer um medo. Driblar o ócio. Superar o trauma. É abstrair a própria consciência. Isto porque, se algo ou alguém o incomoda, é porque este alguém desperta algo de ruim que você vê em si mesmo, mas, não o admitindo em níveis conscientes, o projeta no alheio.
Se algo ou alguém o faz fraco, é porque você não foi ou se sentiu forte o suficiente por si mesmo. Se algo ou alguém o amedronta, vença em primeiro lugar o medo. Se algo ou alguém o atrapalha, exerça a capacidade de não se deixar atrapalhar.
Buscar o auto-conhecimento é muito menos eficaz do que buscar a auto-promoção. Ao contrário do que nos induz os nossos preceitos, as personalidades não são estáticas no decorrer de uma vida. O dinamismo das características do ser humano é intrínseco ao próprio ser humano. "Eu sou assim" normalmente vai de encontro a "eu sou capaz".

sábado, setembro 10, 2005

DENTADURA POSTIÇA

BUENA MUSICA


Não é porque sou fã de Raulzito, mas essa música é simplesmente genial.
Ah, e só vim conhecer esta semana (por increça que parível). Quem tiver a oportunidade de ouvir, eu recomendo.

Por recomendações, resolvi tirar a letra do blog. De fato, aliás, tem coisa mais brega do que colocar letra no blog?