<body>

domingo, novembro 12, 2006

ESCASSEZ DA ÁGUA

PROFECÍAS

Este post inaugura a seção PROFECÍAS. O seu objetivo é predizer o futuro, no que tange à humanidade e ao mundo. Os fundamentos? Não importam. Até porque, se houvesse fundamentos, deixariam de ser profecias e passariam a ser previsões.

Em 60 ou 80 anos não haverá escassez extrema de água como se vê dizer por aí. Não vai haver pessoas de 40 anos com aspecto de 60 por beber meio copo de água por dia, substituindo o banho de água por higiene à base de óleo, nem usando roupas descartáveis, nada disso.

Aliás, há uma notável desinformação – ou distorção – quando se vê pregar que água está ficando escassa no planeta. Não está. Para onde a água está indo? Para Marte? Ou está havendo alguma reação química? Ou será que está se esgotando por estar sendo usada de maneira irresponsável, para abastecer os conspiratórios carros movidos a água?

Ora, a água que se esgota é a água doce – aquela que é própria para consumo – por desperdício e poluição de rios e outros mananciais. E o que se está em risco são estas reservas naturais de água em estado “pronto para uso” – ou quase – de onde as companhias de abastecimento extraem. E importante salietar, ainda haverão chuvas. Chuvas de água doce e, a menos que hajam problemas climáticos sérios, chuvas freqüentes.

Pois bem. Mesmo com grande demanda ou escassez de mananciais, A água salgada continuará existindo. O que acontece é que não desenvolvemos técnicas de dessalinização boas e baratas ainda, principalmente no Brasil. Até porque ainda temos muita água doce para explorar.

No momento em que houver uma eminência de crise, o homem vai desenvolver tecnologias de dessalinização e despoluição tão rapidamente quanto conseguiu desenvolver outras tecnologias e ciências durante os períodos de guerra. A prova disso é que, hoje, um país que lidera no campo da pesquisa sobre dessalinização de água é Israel, que a pouca reserva de água que tem é salobra.

O que mais provavelmente acontecerá de ruim é que o preço da água vai subir, e as pessoas – agora sim, com motivos evidentes – vão saber usá-la de maneira eficiente e racional. Mas como tudo tem seu lado bom, vai se gerar uma maior demanda de pesquisa e trabalho, o que provavelmente implicará em geração de emprego e renda.

7 Puedes hablar:

Anonymous Anônimo said...

O problema é este: a geral só aprende usar quando doi no bolso.

segunda-feira, novembro 13, 2006 10:04:00 PM  
Blogger Babs said...

Oi! Muito pertinente seu tema. Gostei do seu ponto de vista, faz muito sentido.
Espero que vc esteja certo...
Grande beijo!

quarta-feira, novembro 15, 2006 11:32:00 AM  
Blogger Isadora said...

tópico de redação pra domingo esse... hmmm, olha, que se eu estiver certa, a proxima profecia aqui é minha ! hahahaha !
(e te agradeceria até meu ultimo dia de vida :P)

quinta-feira, novembro 23, 2006 10:08:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

É verdade, mas sobra o medo de quem tem 1 terço da agua doce do planeta e não sabe como aproveitar isso. Questões...

sábado, novembro 25, 2006 12:40:00 AM  
Blogger Unknown said...

Não entendi, Isadora!

sábado, novembro 25, 2006 8:50:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

É que as pessoas na verdade falam da forma errada, né. A água não vai simplesmente sumir, se teletransportar pra outra geração ou coisa do tipo. O problema é que nosso mau uso vai deixando ela fraquinha, fraquinha, quase que sumindo.
Aqui em casa sempre falta água. Porque meus vizinhos usam demais. Qquer dia explico melhor, hahahahahahahhaahahhaahhaha!!!

E by the way, vc aceita sugestão de assuntos? podia falar sobre o misterioso desaparecimento das bananas!! Eu ia gostar! Besos!

domingo, novembro 26, 2006 10:26:00 PM  
Blogger Unknown said...

O misterioso desaparecimento das bananas?? Não sei do que se trata. :P

terça-feira, janeiro 09, 2007 12:13:00 PM  

Postar um comentário

<< Home