<body>

sábado, dezembro 24, 2005

ESSE ANO NÃO TEM PRESENTE

CRÓNICAS

Enquanto a mãe passeia pelo shopping, a garotinha, com seus oito a nove anos de idade, esquiva-se da multidão e senta-se no colo do Papai Noel.
- Rôu, rôu, rôu! Feliz Natal! - Diz o bom velhinho, enquanto distribui doces para a menininha e outras crianças ali presentes.
- Papai Noel, eu quero o presente que eu te pedi...
- Papai Noel tá pobre esse ano...
A garotinha faz aquela cara de triste e quase chora, quando então Papai Noel se antecipa:
- Calma, Papai Noel explica: Papai Noel vem do Norte. Lá ele lida com dólares.
- Criança não entende isso não! - retruca a menina. Mas ele continua:
- Por questões logísticas, é melhor que ele compre os presentes aqui no Brasil. Como o dólar está em baixa, e tudo aqui é vendido em real, já viu né...
- Mas minha mãe falou que Papai Noel fabrica os presentes.
- Falou, foi? - indaga o Papai Noel, enquanto pensa no que vai responder desta vez. E então prossegue:
- Pois então responda pro Papai Noel: suponha que a Estrela lance um brinquedo novo, revolucionário e sensacional, como por exemplo uma bicicleta voadora. É óbvio que ela vai patentear, não vai?
- Hã? - espanta-se a garotinha, enquanto presta bastante atenção à estranha justificativa daquele homem de barba branca e roupas vermelhas.
- E se a criança que pediu o brinquedo se comportou direitinho durante o ano, fez todas as lições de casa, obedeceu ao papai e à mamãe, comeu direitinho, não brigou com os coleguinhas... Ela merece o brinquedo, não merece?
- Merece.
- Então. Mas Papai Noel não pode fabricar o brinquedo, porque senão ele irá violar uma patente. Aí o bom velhinho seria um mau velhinho. Iria pagar uma multa maior do que o pólo norte, e ainda podia ir preso.
- Pode sim. Ele é mágico. E os duendes também são.
- Mas mesmo sendo feito num passe de mágica, ele vai ter que obter licença da patente pra poder fazer o presentinho. E a Estrela não vai liberar a patente para Papai Noel de um brinquedo que não foi ela quem fabricou. Nem que ele pague.
A criancinha fica em silêncio, com os olhos arregalados... e num gesto raivoso, conclui:
- Você não é Papai Noel. Você é um mercenário capitalista.

De Fabricio Mota e Clarisse Lourenço.

0 Puedes hablar:

Postar um comentário

<< Home